Uma ótima notícia na luta contra a extinção dos rinocerontes-de-sumatra. Mais um filhote da espécie nasceu neste sábado (25), no oeste da Indonésia. Segundo a Fundação Internacional de Rinocerontes, atualmente, existem entre 37 e 47 rinocerontes-de-sumatra no mundo.
Leia mais
- Vaquitas: quantas existem e por que elas estão à beira da extinção?
- Dodôs podem voltar à vida; saiba como
- Mamífero marinho raro tem primeiro alerta de extinção em mais de 70 anos
Filhote de rinoceronte-de-sumatra nasceu em santuário
Um guarda de conservação do Parque Nacional Way Kambas, no sul da ilha Sumatra, encontrou a fêmea, Delilah, com o pequeno filhote macho de 25 quilos ao lado dela no sábado de manhã, dez dias antes da data estimada para o parto. Os dois estão em boas condições. Este é o primeiro nascimento bem-sucedido da fêmea, que nasceu em um santuário indonésio em 2016.
O pai é um macho nomeado Harapan, que nasceu no Zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, em 2006. Ele foi o último rinoceronte-de-sumatra no mundo a ser repatriado para a Indonésia, onde hoje está toda a população da espécie.
A ministra do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia, Siti Nurbaya Bakar, disse que este é o quinto filhote nascido dentro de um programa de reprodução semi-selvagem no parque. O pequeno vai se juntar ao rebanho de dez rinocerontes-de-sumatra de Way Kambas.
Esta notícia é certamente uma notícia feliz, não só para o povo indonésio, mas também para o mundo. Dou o meu maior apreço às partes envolvidas no nascimento deste rinoceronte de Sumatra. Espero que possamos continuar a receber notícias felizes dos nascimentos de rinocerontes de Sumatra e outros animais protegidos no futuro.
Siti Nurbaya Bakar, ministra do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia
O rinoceronte-de-sumatra é legalmente protegido na Indonésia. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN classifica a espécie como criticamente ameaçada: a população está em declínio e restam apenas cerca de 30 animais maduros. As informações são da IFLScience.

Ameaça de extinção
- Os rinocerontes-de-sumatra são os únicos rinocerontes asiáticos com dois chifres.
- Eles são cobertos por pelos longos e os filhotes nascem com uma cobertura densa, que se torna marrom-avermelhada em adultos jovens.
- Segundo a organização World Wild Live, os animais estão em grande risco de extinção, devido à perda e fragmentação de habitat, causada pelas mudanças climáticas e a caça furtiva.
- Eles sobrevivem em pequenas populações e com possibilidades limitadas de se encontrarem para se reproduzir.
- Apenas duas fêmeas em cativeiro se reproduziram nos últimos 15 anos.
- O chifre de rinoceronte é cobiçado em partes da Ásia por suas supostas qualidades medicinais e como um ornamento, que denota status social e prestígio.