A AWS adicionou novos idiomas ao seu produto Amazon Transcribe. Agora, ele oferece transcrição baseada em inteligência artificial (IA) generativa – mesma tecnologia por trás do ChatGPT, por exemplo – para 100 idiomas, além de uma série de novos recursos que usam a tecnologia.

Para quem tem pressa:

  • A AWS anunciou que o número de idiomas suportados pelo Amazon Transcribe subiu para 100, graças à inteligência artificial (IA) generativa;
  • O Amazon Transcribe foi treinado com milhões de horas de dados de áudio não rotulado, usando algoritmos auto-supervisionados para aprender padrões de fala humana em diferentes idiomas e sotaques;
  • A AWS assegurou que alguns idiomas não fossem sobre-representados nos dados de treinamento, visando garantir que a ferramenta funcionasse de maneira precisa tanto para idiomas menos usados quanto para mais frequentemente falados;
  • Além do reconhecimento de idioma aprimorado, o Amazon Transcribe oferece pontuação automática, vocabulário personalizado, identificação automática de idioma e filtros de vocabulário personalizados, reconhecendo fala em formatos de áudio e vídeo e em ambientes barulhentos.

Anunciado durante o evento “AWS re: Invent”, o Amazon Transcribe – que, no final de 2022, suportava 79 idiomas – agora pode reconhecer mais idiomas falados e transcrever chamadas. Os clientes da AWS usam o Transcribe para adicionar capacidades de conversão de fala para texto a seus aplicativos na AWS Cloud.

publicidade

Leia mais:

Amazon Transcribe, da AWS

amazon
(Imagem: Skorzewiak/Shutterstock)

A empresa afirmou, no seu blog, que o Transcribe foi treinado com “milhões de horas de dados de áudio não rotulado de mais de 100 idiomas” e usa algoritmos auto-supervisionados para aprender padrões de fala humana em diferentes idiomas e sotaques.

publicidade

Ainda segundo a AWS, a empresa garantiu que alguns idiomas não fossem sobre-representados nos dados de treinamento. O objetivo, segundo a empresa, foi garantir que a ferramenta funcionasse de maneira precisa tanto para idiomas menos usados quanto para os falados mais frequentemente.

O Amazon Transcribe tem uma precisão de 20% a 50% em muitos idiomas, segundo a AWS. Ele também oferece pontuação automática, vocabulário personalizado, identificação automática de idioma e filtros de vocabulário personalizados, além de reconhecer fala em formatos de áudio e vídeo e em ambientes barulhentos.

publicidade

IA em outros produtos

Com um reconhecimento de idioma aprimorado, a AWS afirmou ao The Verge que os avanços com o Amazon Transcribe também resultam numa maior precisão com sua plataforma de Análise de Chamadas, que os clientes de centros de contato usam com frequência.

O Amazon Transcribe Call Analytics, agora também alimentado por modelos de IA generativa, resume interações entre um agente e um cliente. A AWS afirmou que isso reduz o trabalho pós-chamada na criação de relatórios. E os gerentes podem ler rapidamente as informações sem precisar percorrer toda a transcrição.

publicidade

A AWS também anunciou capacidades adicionais para seu produto Amazon Personalization, que permite aos clientes oferecer produtos ou mostrar recomendações aos clientes – é parecido com serviços de streaming que te sugerem o que assistir com base no que você assistiu.

A AWS também adicionou a Geração de Conteúdo, que escreverá títulos ou linhas de assunto de e-mail para conectar tematicamente listas de recomendações.