Se você tem um smartphone com Android abaixo do 8 (Oreo) e você tem o app Google Agenda instalado, prepare-se: o aplicativo da gigante das buscas que organiza suas tarefas diárias pode parar de funcionar em breve.

Segundo o The SpAndroid, um código encontrado na última versão do aplicativo sugere que ele se tornará incompatível com as versões Android mais antigas. Porém, a mudança ainda não foi implementada e não há data para que isso ocorra.

Leia mais:

De acordo com o portal, quando o usuário tentar usar o Google Agenda nesses smartphones, aparecerá um aviso alertando que o app não é mais compatível.

publicidade

A mensagem deverá exibir o seguinte texto: “O sistema operacional atual não é suportado” e orientará o usuário a atualizar para o Android 8 ou superior.

Poucas pessoas deverão ser afetadas

  • Apesar de ser um app muito importante no dia-a-dia das pessoas, não deverão ser muitos os afetados pela mudança;
  • Dados do StatCounter indicam que apenas 5,54% de usuários Android do mundo todo possuem versões inferiores ao Oreo;
  • A informação mais recente, do mês passado, indica que 36,46% das pessoas usam o Android 13, ante 18% que usam o 12 e 17% que usam o 11;
  • O Android 7, o primeiro que não terá mais suporte ao utilitário, tem 2,23% de usuários, enquanto os demais Androids mais antigos possuem 3,42% de pessoas que os utilizam.

Portanto, para continuar acessando o serviço, há duas saídas: atualizar o sistema operacional (mais recomendado) a partir da compra de um smartphone mais novo (com Android 8 ou superior), ou usar a ferramenta no navegador, o que pode não oferecer uma experiência tão fluída.

Todavia, vale ressaltar: as informações seguem no campo da especulação, pois, apesar de o código estar disponível na última versão do aplicativo, pode ser que o Google sequer o coloque em prática ou que demore mais, pois a empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.