As bicicletas elétricas atuais já são mais que apenas bikes comuns com motores acoplados. Algumas fabricantes já apostam também no uso de novas tecnologias para atrair compradores.

Este é o caso de uma nova e-bike francesa alimentada por inteligência artificial (IA), a última tendência em diversos setores da indústria.

publicidade

Leia mais:

Como é a e-bike com IA

  • O veículo foi criado pela startup francesa Eclair para deslocamento urbano e recebeu o mesmo nome da empresa.
  • Basicamente, a e-bike usa a tecnologia para aprender hábitos do ciclista e ajustar o grau de assistência da propulsão elétrica de forma automática.
  • A inteligência artificial fornece o nível de potência correta conforme o estilo de pilotagem do ciclista, o que normalmente precisa ser feito manualmente em outras bikes (seja por botões físicos ou aplicativos).

A Eclair diz que o sistema de IA, o eBikeOS, aprende com base nos hábitos do ciclista e, como tal, fornece assistência adaptada também conforme o terreno percorrido e outros parâmetros. 

publicidade

Como prevê o que o condutor precisa em tempo real, não há necessidade de fazer nenhum ajuste extra ou alterar entre diferentes modos de condução, diz a empresa.

Ao dar partida, por exemplo, a bike libera todo o potencial do motor para diminuir o esforço nas saídas. Em descidas, ela adaptará o envio de potência para preservar a carga na bateria.

publicidade

Tudo isso foi possível graças a uma parceria da startup com a eBikeLabs, a responsável pelo sistema alimentado por IA utilizado no veículo. 

Apesar de inovadora, a e-bike está em fase de desenvolvimento. Mais detalhes sobre especificações, recursos e preço serão divulgados nas próximas semanas, segundo o CleanRider.