No dia 8 de novembro, o Google anunciou um novo recurso para o usuário ativar a inteligência artificial, a chamada inteligência artificial generativa. A Experiência de Pesquisa Generativa deriva da sigla SGE (Search Generative Experience).

Quando o usuário faz uma pesquisa, a IA analisa os resultados e gera um resumo em tópicos sobre o tema pesquisado. Nesse resumo podem vir informações com uma visão geral do assunto pesquisado, links redirecionando para sites com mais informações, sugestões com perguntas prontas sobre o tema e também pode destacar a fonte das informações passadas.

Leia mais:

Ao pesquisar sobre um tópico de seu interesse, você receberá um resumo gerado por IA. O SGE funciona a partir de uma série de modelos de linguagem, como uma versão avançada do MUM e modelos recentes do PaLM 2. 

publicidade

É importante ressaltar que o SGE ainda está em fase de pré-visualização, o que significa que o Google está coletando feedback dos usuários para melhorar o recurso. O próprio site Search Labs do Google avisa sobre isso e pede a participação dos usuários para aperfeiçoar o recurso.

Outra consideração, saiba que temas considerados sensíveis, como perguntas de temática sexual ou de saúde, não terão resumos gerados.

Vamos aprender como ativar a Inteligência Artificial do Google

Saiba como fazer e tire suas próprias conclusões iniciais sobre o SGE.

Tempo necessário: 5 minutos.

Saiba como ativar o SGE, que já está disponível no Chrome para desktop e no Google app para Android e iOS.

  1. Acesse o site ou app Search Labs do Google

    Acessando o Search Labs pelo navegador Chrome do desktop, o site solicitará que você faça o login com seu e-mail do Googlesite do search labs do Google

  2. Ative a caixa de seleção da SGE

    Na próxima tela, aparecerá a informação que a SGE é uma ferramenta para auxiliar o usuário a aprender rapidamente sobre diversos assuntos e acompanhar as novidades.
    Habilite a SGE ativando a caixa de seleção exibida antes de clicar no botão “Teste um exemplo”. Isso permitirá que ela apareça quando você pesquisar algo no Google.

  3. Pesquise sobre o tópico desejado na caixa de busca

    Pesquise sobre o assunto do seu interesse. Eu pesquisei sobre melhores locais para viajar no Réveillon de 2023. Recebi uma lista com várias informações sobre lugares  no Brasil e no Mundo. Também apareceram outras sugestões sobre a mesma pergunta, como por exemplo: Onde passar a virada do ano 2023?

Em tempo: não confunda o SGE com o Bard do Google, um chatbot de inteligência artificial nos moldes do Chat GPT. O Bard foi lançado em julho e promete competir com o Chat GPT da OpenAI. O assistente virtual também ainda está em fase inicial e será aprimorado conforme o uso.

Ainda é cedo para dizer, mas o SGE é uma nova ferramenta que pode tornar a experiência de pesquisa do Google ainda mais completa e informativa. Como ainda está em desenvolvimento, ainda não podemos mensurar o seu real e futuro potencial. É possível que em breve se torne uma forma muito eficiente de se pesquisar na internet.