O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo. O Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) vai realizar neste sábado (02) um mutirão para conscientização sobre a doença, recebendo qualquer pessoa preocupada com a saúde, que suspeita de casos ou têm grande exposição ao sol.

Leia mais:

publicidade

Câncer de pele

  • De acordo com o Ministério de Saúde, o câncer de pele é o tipo mais comum da doença, representando cerca de 30% dos tumores malignos registrados no Brasil.
  • Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que foram 8.540 novos casos apenas em 2020, com 1.978 mortes pela doença.
  • A doença acomete principalmente pessoas com mais de 40 anos.
  • As informações são do Jornal da USP.
Câncer de pele
Imagem: Inside Creative House / Shutterstock

Incidência

Nelson Ferrari, médico chefe da Cirurgia Dermatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que existem algumas particularidades no Brasil. A alta incidência solar e o grande número de habitantes contribuem para a quantidade relativamente alta de casos da doença por aqui.

Segundo ele, o corpo humano conta com uma defesa natural contra a incidência solar. “Quando você toma sol, existem células que produzem um pigmento chamado melanina — o pigmento que dá cor à pele”. Contudo, a depender da quantidade de sol que alguém recebe, a produção de melanina não é tão veloz. Isso causa queimaduras na superfície da pele. 

publicidade

Nelson Ferrari ainda diz que, quanto mais branca uma pessoa é, maior a probabilidade de desenvolver um câncer de pele, por causa da baixa produção de melanina. “Se você tem uma produção maior, como os negros e os asiáticos, você tem uma proteção melhor, o que gera menos câncer de pele”.

Mutirão contra a doença

Ainda de acordo com Ferrari, a campanha contra o câncer de pele é importante porque conscientiza a população acerca da doença, sendo os meios de comunicação um canal para disseminar as informações.

publicidade

A campanha da USP acontece no conjunto hospitalar do Hospital das Clínicas, no endereço Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 5° andar, bloco 2B no sábado (02). O mutirão recebe qualquer pessoa preocupada com a saúde da pele, mas principalmente aquelas com suspeitas de câncer, com lesões escuras ou feridas que não cicatrizam. Pessoas brancas que trabalham ao sol também são o público-alvo da campanha.

Como prevenir câncer de pele

Ferrari deu dicas de como prevenir o câncer de pele.

publicidade

O mais importante é não estar exposto ao sol das 10h às 16h e, se estiver, usar roupas que cubram a pele, como mangas compridas e bonés. Ainda, é importante aplicar protetor solar cerca de meia hora antes da exposição e reaplicá-lo com frequência.