IA é usada para aprimorar precisão de testes de Covid-19

Desenvolvida por cientistas do Reino Unido, a VIDIIA Hunter (VH6) corrige possíveis erros nos resultados dos testes para doenças infecciosas
Por Nayra Teles, editado por Bruno Capozzi 01/12/2023 12h12
teste-covid-19.png
Imagem: CrispyPork/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores do Reino Unido criaram um dispositivo portátil e acessível que melhora a precisão dos testes para doenças infecciosas, especialmente a Covid-19. A plataforma VIDIIA Hunter (VH6) usa inteligência artificial para analisar os resultados dos exames e evitar equívocos.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Surrey, Brunel University London e Lancaster University, em parceria com o NHS, GB Electronics (UK) Ltd e Vidiia Ltd. O artigo científico está disponível em inglês nesse link.

O que é o VH6?

A plataforma VH6 combina dois elementos: a técnica molecular RT-LAMP, usada em testes de detecção de vírus, e um modelo de aprendizado de IA. Ela foi projetada para fornecer resultados rápidos e precisos, identificando variantes da COVID-19 e outras doenças infecciosas.

O teste portátil se conecta a um aplicativo de celular e as informações do exame são exibidas no formato de gráficos em até 30 minutos. Os dados são armazenados automaticamente em nuvem e podem ser acessados facilmente. Além da praticidade, o aparelho é de baixo custo.

Imagem: Frontiers in Molecular Biosciences

Leia mais:

O VH6 também pode ser aplicado para os cuidados a saúde de animais. Segundo Muhammad Munir, professor de Virologia e Zoonose Viral na Universidade de Lancaster, a tecnologia é um avanço notável para a medicina:

A incorporação da tecnologia LAMP com módulos avançados de IA permitiu a detecção mais precoce, confiável e econômica de infecções, incluindo COVID-19, e tem potencial para a detecção de doenças em humanos e animais, tornando-se uma ferramenta de importância médica significativa

Muhammad Munir para o Medical Xpress

Precisão do VH6

  • A equipe de pesquisa usou 150 testes de cotonete positivos para COVID-19 e 250 negativos para avaliar a precisão do VH6.
  • As amostras apresentavam uma variedade de cargas virais.
  • O dispositivo foi considerado altamente preciso, com uma taxa de detecção de 98% e uma especificidade de 100%.
  • Além disso, detectou todas as variantes do coronavírus circulantes no Reino Unido desde dezembro de 2020.
  • A tecnologia também tem potencial para detectar outras doenças infecciosas, como tuberculose e dengue.

Aurore Poirier, coautora do estudo, destaca que o dispositivo pode ser uma valiosa ferramenta para muitos centros médicos:

A portabilidade, rapidez, precisão e acessibilidade do VH6 permitem testes próximos aos pacientes, em todos os laboratórios e ambientes de saúde, incluindo aqueles com poucos recursos. O VIDIIA Hunter, portanto, tem o potencial de ajudar a controlar surtos futuros.

Aurore Poirier para o Medical Xpress

O VH6 recebeu aprovação para uso médico no Reino Unido de acordo com os Regulamentos de Dispositivos Médicos (CTDA) de 2022 da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido.

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.