Pesquisadores do Reino Unido criaram um dispositivo portátil e acessível que melhora a precisão dos testes para doenças infecciosas, especialmente a Covid-19. A plataforma VIDIIA Hunter (VH6) usa inteligência artificial para analisar os resultados dos exames e evitar equívocos.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Surrey, Brunel University London e Lancaster University, em parceria com o NHS, GB Electronics (UK) Ltd e Vidiia Ltd. O artigo científico está disponível em inglês nesse link.

publicidade

O que é o VH6?

A plataforma VH6 combina dois elementos: a técnica molecular RT-LAMP, usada em testes de detecção de vírus, e um modelo de aprendizado de IA. Ela foi projetada para fornecer resultados rápidos e precisos, identificando variantes da COVID-19 e outras doenças infecciosas.

O teste portátil se conecta a um aplicativo de celular e as informações do exame são exibidas no formato de gráficos em até 30 minutos. Os dados são armazenados automaticamente em nuvem e podem ser acessados facilmente. Além da praticidade, o aparelho é de baixo custo.

publicidade
Imagem: Frontiers in Molecular Biosciences

Leia mais:

O VH6 também pode ser aplicado para os cuidados a saúde de animais. Segundo Muhammad Munir, professor de Virologia e Zoonose Viral na Universidade de Lancaster, a tecnologia é um avanço notável para a medicina:

publicidade

A incorporação da tecnologia LAMP com módulos avançados de IA permitiu a detecção mais precoce, confiável e econômica de infecções, incluindo COVID-19, e tem potencial para a detecção de doenças em humanos e animais, tornando-se uma ferramenta de importância médica significativa

Muhammad Munir para o Medical Xpress

Precisão do VH6

  • A equipe de pesquisa usou 150 testes de cotonete positivos para COVID-19 e 250 negativos para avaliar a precisão do VH6.
  • As amostras apresentavam uma variedade de cargas virais.
  • O dispositivo foi considerado altamente preciso, com uma taxa de detecção de 98% e uma especificidade de 100%.
  • Além disso, detectou todas as variantes do coronavírus circulantes no Reino Unido desde dezembro de 2020.
  • A tecnologia também tem potencial para detectar outras doenças infecciosas, como tuberculose e dengue.

Aurore Poirier, coautora do estudo, destaca que o dispositivo pode ser uma valiosa ferramenta para muitos centros médicos:

A portabilidade, rapidez, precisão e acessibilidade do VH6 permitem testes próximos aos pacientes, em todos os laboratórios e ambientes de saúde, incluindo aqueles com poucos recursos. O VIDIIA Hunter, portanto, tem o potencial de ajudar a controlar surtos futuros.

Aurore Poirier para o Medical Xpress

O VH6 recebeu aprovação para uso médico no Reino Unido de acordo com os Regulamentos de Dispositivos Médicos (CTDA) de 2022 da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido.