Esses são alguns destaques da edição desta sexta-feira (1):

Covid-19: como será daqui para frente?

Após três anos de medidas intensas, quarentena, crise econômica, enxurrada de informações de saúde e muitos debates políticos, 2023 chegou para abrandar umas das situações mais graves que o mundo já enfrentou: a pandemia da Covid-19. Embora ainda estejamos vivendo os resquícios do período, muita coisa mudou de 2022 para cá, quando ainda tínhamos dúvidas se a volta à normalidade seria realmente possível. Para falar sobre o assunto, recebemos a doutora Luana Araújo, cientista e médica especialista em doenças infecciosas pela UFRJ e mestre em saúde pública pela universidade Johns Hopkins. 

Exoplanetas: Em busca de mundos alienígenas

Certamente, até o mais cético cientista já olhou para um céu estrelado, contemplando a vastidão do Universo, e se perguntou quantas daquelas estrelas poderiam ter planetas em sua órbita capazes de abrigar a vida. Esta é uma questão fundamental que acompanha a humanidade há séculos, mas só muito recentemente começamos a buscar respostas para ela. Passamos a procurar por planetas fora do nosso Sistema Solar, os chamados “exoplanetas”. 

Mistério sobre a construção das pirâmides pode chegar ao fim

Cientistas descobriram antiga ramificação do Nilo que pode finalmente ter solucionado o mistério de como as pirâmides foram construídas. A enorme via aquática, com centenas de metros de largura, já secou há muito tempo, mas pode ter sido utilizada para transportar os materiais e os trabalhadores necessários para construir esses monumentos icônicos há milhares de anos.

publicidade

Olhar Digital acompanha a CCXP 2023

O primeiro dia de evento foi marcado pelas produções nacionais da Paris Filmes e principalmente pelo painel de Furiosa, filme protagonizado por Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth que funcionará como um prelúdio a Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015. O primeiro trailer do longa foi lançado durante a CCXP. O filme está previsto para chegar aos cinemas em maio do ano que vem. Já o destaque da sexta-feira foi o painel da Netflix, que conta com a primeira exibição global de Rebel Moon – Parte 1, com direito a participação do elenco e do diretor Zach Snyder.

Sam Altman fala sobre como foi voltar para a OpenAI e o futuro da IA

O mundo da tecnologia foi pego de surpresa quando o CEO da OpenAI, Sam Altman, foi demitido do comando da empresa no dia 17 deste mês. Apesar de ter sido convidado a integrar a equipe da Microsoft, menos de uma semana depois, voltou ao cargo que antes era seu. O “pai do ChatGPT” acabou protagonizando o caso que abalou o mercado tecnológico. Em entrevista ao The Verge, o executivo falou sobre seu retorno à desenvolvedora, da qual ele foi um dos fundadores, sobre mudanças no comando da OpenAI e como abordará a inteligência artificial (IA) de agora em diante.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!