Sem parar na tomada: nova rua tecnológica carrega veículos elétricos em movimento

Instalação é a primeira nos Estados Unidos e busca ajudar a popularizar ainda mais os EVs
Ronnie Mancuzo02/12/2023 18h34, atualizada em 05/12/2023 21h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma rua em Detroit, no estado norte-americano de Michigan, ganhou um trecho com tecnologia sem fio que carrega veículos elétricos em movimento. A instalação, ainda em fase de testes, é baseada em bobinas de carga indutiva de cobre e foi desenvolvida pela Electreon, uma empresa israelense especializada em soluções de carregamento wireless para EVs.

São cerca de 400 metros da 14th Street capazes de realizar a função. Os planos para essa implementação na cidade foram anunciados em 2021, com o trecho sendo o primeiro do tipo nos EUA.

Leia também:

Foco na popularização dos elétricos

A Electreon já implementou projetos similares em Israel, Suécia, Itália e Alemanha. Para a empresa, a importância deste trabalho em uma rua comum (em sintonia com o que já vem sendo visto em estradas) está na possibilidade de uma adoção mais ampla de veículos elétricos.

Dentre os benefícios, os responsáveis citam a superação de limitações de alcance dos EVs, de infraestrutura de rede e diminuição dos custos e tamanhos das baterias. Confira o projeto:

É importante destacar que, para receberem as cargas, os veículos precisam estar equipados com receptores apropriados. O carregamento acontece quando o EV está parado ou percorrendo o trecho sobre as bobinas.

O sistema funciona de maneira inteligente: quando um veículo equipado com receptor se aproxima de um segmento de carregamento, as bobinas sob a rua são ativadas, gerando um campo magnético que transmite eletricidade para a bateria do veículo. Segundo a Electreon, o trecho é seguro para pedestres, motoristas e animais.

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.