Sofrer com buracos no meio do caminho é uma realidade que faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. Um estudo recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela que o estado das rodovias piorou em 2022. Dos 110.333 quilômetros avaliados, 66,0% foram classificados como “Regular, Ruim ou Péssimo”.

Mas o que isso tem a ver com os carros elétricos? Pois bem, com a indústria automobilística migrando rapidamente para os EVs, as montadoras correm para criar novas formas de aumentar o alcance dos veículos a bateria. Agora, chegou a vez da BMW apresentar uma solução inusitada.

publicidade

Veja também:

Novo sistema de suspensão

A montadora alemã está projetando uma nova suspensão capaz de transformar solavancos em eletricidade. Segundo o CarBuzz, a empresa já patenteou a novidade, que pode ajudar a recuperar a energia das baterias de um carro elétrico em movimento.

publicidade
Imagem: DPMA/Reprodução

Em resumo, o sistema consegue captar a energia dos movimentos feitos pelas rodas ao passar por uma lombada, por exemplo. Normalmente, essa energia é totalmente desperdiçada. Em seguida, uma espécie de gerador a converte em eletricidade utilizável para as baterias.

O sistema será provavelmente oferecido como um opcional premium ou pago por assinatura no futuro. Vale lembrar que a rival Mercedes-Benz lançou recentemente uma atualização que aumenta a potência dos seus carros elétricos, no entanto, o recurso sai por US$ 1.200 ao ano.

publicidade

Se de fato chegar ao mercado, a nova tecnologia de suspensão da BMW provavelmente também não será nada barata. 

Imagem principal: BMW/Divulgação

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!