A cada ano diversos proprietários de carros zero quilômetro, seminovos e usados precisam pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Porém, após 20 anos de fabricação do veículo, não é mais cobrado o imposto. Ou seja, em 2024, os carros que foram fabricados em 2003 estão isentos dessa cobrança.
Pensando nisso, o Olhar Digital preparou uma lista com 5 carros que não vão pagar o IPVA em São Paulo no próximo ano. Vale ressaltar que a regra dos 20 anos de fabricação vale também para o Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre.
Leia mais:
- Agora você pode pagar o IPVA via Pix em SP! Saiba como
- Tecnologia de chaves digitais: a futura forma de travar e destravar veículos
- Os dez carros flex mais econômicos do Brasil em 2023
Ford EcoSport 2003
Esse foi o primeiro modelo da linha que se tornou um fenômeno de vendas no Brasil. Em 2003, muitas pessoas estavam em busca de um SUV, mas nem todas podiam arcar com os valores dos carros importados.
Então, o EcoSport surgiu e preencheu essa lacuna se tornando uma opção de veículo esportivo. Nos primeiros 5 anos, o modelo esteve entre os 10 carros mais vendidos do país. A primeira versão é um 4×2, com motor Duratec 2.0 e 16V.
Fiat Palio Fire 2003
Em sua primeira geração, o Fiat Palio Fire 2003 surgia uma nova remodelação do veículo. A versão tem motor 1.3 e 8V nas versões EX e ELX.
O modelo tem faróis maiores, de dupla parábola e molduras arredondadas. Na parte traseira tem linhas mais retas do que os modelos anteriores. O veículo fez sucesso e vendeu cerca de 3 milhões de unidades.
Volkswagen Gol
Esse foi o carro mais vendido e exportado do mercado brasileiro e trouxe como novidade a tecnologia flex. Com ela, os proprietários podiam usar etanol e gasolina. O motor dele é 1.6 flex, além disso entrega 97 CV e 3.000 RPM com gasolina. Já com etanol, tinha 99 CV e 3.000 RPM .
Chevrolet Montana
Essa foi a primeira geração da Chevrolet Montana, que estreou em 2003. Na época ela chegou para substituir o Corsa Pickup. No quesito design, os faróis, capô e para-lamas, para-choque eram muito parecidos com o Corsa.
Os modelos que foram lançados no ano foram o Sport e o Off-Road. O motor do veículo é 1.8 Flex Power, com 105 CV de potência.
Toyota Corolla
O Toyota Corolla 2003 chegou ao Brasil para revolucionar o segmento de sedãs médios no país. Além de ter boa durabilidade, qualidade e confiabilidade, na época ele era o carro mais vendido do mundo.
Além disso, ele conta com motor 1.8, 16V, com potência de 110 CV a 6.000 rpm e bloco em cabeçote de alumínio. Na época, ele ainda se destacava por ter adotado o sistema exclusivo de comando de válvulas variável inteligente.