Imagem: divulgação/Embraer
A Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira (04) que o avião de transporte C-390 Millennium, da fabricante brasileira Embraer, foi escolhido para iniciar a substituição da frota de aviação tática do país. Segundo a Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul, o valor do contrato é estimado em US$ 554 milhões, cerca de R$ 2,7 bilhões, mas não informa a quantidade de aeronaves negociadas.
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O C-390 da Embraer venceu na disputa o clássico modelo americano Lockheed Martin C-130J Hércules e o europeu Airbus A400M Atlas. Seul opera há décadas os Hércules, o principal avião de transporte da história, que voou pela primeira vez nos anos 1950 e é o principal rival da empresa brasileira.
Não houve o requerimento para a função de avião-tanque, como nos outros contratos ganhos pelo Millennium, porque o governo da Coreia do Sul já tem quatro Airbus A330MRTT, aeronaves de grande porte que atende sua grande e variada frota de aviões de caça e ataque.
Na semana passada, um memorando assinado entre a Embraer e o governo da Arábia Saudita colocou o KC-390 na possível lista de compras do país. E há duas semanas, o presidente Lula recebeu uma delegação da sueca Saab, parceira da Embraer na construção do caça Gripen para a Força Aérea Brasileira. A empresa tem um acordo para promover o KC-390 em mercados europeus e a expectativa é de que seja feito um negócio casado, com Estocolmo comprando o cargueiro e o Brasil, ampliando para 50 seu pedido original de 36 aviões de combate.
Na Europa, Portugal já recebeu o primeiro de seus cinco KC-390, e o primeiro dos dois aviões comprados pela Hungria já está em testes de solo.
O KC/C-390 foi desenvolvido a partir de 2008, sendo o mais moderno avião de sua categoria no mundo. Na Força Aérea Brasileira (FAB), que opera seis unidades, ele acumulou 10.800 horas de voo com a disponibilidade de operação de cerca de 80%, o que é considerado muito alto no mercado.
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de dezembro de 2023 21:09