A Embraer e o Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt, ou DLR, na sigla em alemão) anunciaram, nesta segunda-feira (9), assinatura de acordo de cooperação para atividades que envolvam pesquisa e desenvolvimento de tecnologias pré-competitivas no setor aeronáutico.

A assinatura do acordo ocorreu durante visita da CEO do DLR, a professora Anke Kaysser-Pyzalla, e da delegação da instituição às instalações da Embraer em São José dos Campos (SP) na semana passada.

Leia mais:

A união visa futura parceria em diversas iniciativas, como:

publicidade
  • Projeto de design de aeronaves;
  • Sistemas e física de voo;
  • Arquiteturas de sistemas;
  • Testes em voo;
  • Experimentos em túnel de vento, estruturas e materiais;
  • Segurança.

Estamos muito contentes em ampliar nossa colaboração com o DLR e dar continuidade ao relacionamento de longa data entre nossas equipes. Este acordo representa mais um passo importante em nossa jornada tecnológica rumo ao futuro da aviação sustentável em parceria com centros de pesquisa globais.

Maurílio Albanese Novaes Júnior, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer

Parceria antiga

As instituições já são parceiras antigas; desde 2001, realizam projetos específicos com importantes resultados nas áreas de formação de gelo em aeronaves, modelagem aerodinâmica e aeroelasticidade. Em 2017, passaram a explorar a sustentabilidade ao estudar redução de ruído e minimização do impacto da aviação nas mudanças climáticas do planeta.

Seguindo a linha de cooperação que desenvolvemos há muitos anos juntos, gostaríamos de intensificar ainda mais nossas atividades conjuntas. A cooperação internacional é essencial para atingirmos nossa meta de uma aviação compatível com as necessidades climáticas. Em parceria com a Embraer, estamos priorizando desafios, como aerodinâmica e física do voo, bem como condução de estudos em túnel de vento e ensaio em voo.

Professora Anke Kaysser-Pyzalla, CEO da DLR

O que é o DLR?

O DLR é o centro de pesquisa do governo da Alemanha para aeronáutica e Espaço. A instituição realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento em aeronáutica, Espaço, energia, transporte, segurança e digitalização.

Hamas x Israel: veja as aeronaves que vão resgatar brasileiros

*Por Alexandre Saconi, colunista do UOL

Seis aviões foram disponibilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar os brasileiros que estão em Israel, em meio ao conflito com o Hamas. Todos estão equipados com provisões e profissionais da saúde, incluindo psicólogos.

O primeiro deles já se deslocou para a região no domingo (8). O KC-30 partiu de Natal (RN) e pousou em Roma (Itália) e, assim como os demais voos que irão para Israel, já possui aval do Itamaraty para concluir a missão. Ele deve chegar no Brasil na madrugada de quarta-feira (11).

Leia a matéria completa aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!