Imagem: divulgação/Damen
Um navio elétrico (SOV) da holandesa Damen Shipyards Group dispensa paradas em terra para recarregar. Segundo a empresa, será o primeiro do mundo que pode ser carregado usando turbinas eólicas offshore instaladas em mar aberto.
Se trata do SOV 7017, divulgado durante o evento Offshore Energy Exhibition & Conference 2023 em Amsterdã, na Holanda.
Leia mais:
Paul Cairns, diretor administrativo da MJR, disse ao Electrek que essa nova abordagem de carregamento oferece mais economia e segurança:
Carregar a partir de um ativo offshore representa praticidade ideal, oferecendo um meio de reduzir custos e emissões, e otimizar eficiência sem expor pessoal ou infraestrutura a uma situação potencialmente perigosa
Com a energia de uma única turbina, é possível recuperar a energia das baterias de de fosfato de ferro-lítio em algumas horas, além disso, há dois tipos de sistemas de carregamento a bordo. O primeiro, com capacidade de 15 MWh, é projetada para navegação totalmente elétrica.
Já o segundo, com 10 MWh, é adequado para operações em que 75% do tempo serão realizadas usando propulsão elétrica. Para casos de emergência, o SOV holandês também conta com um velho conhecido a bordo: um motor a diesel.
Com 60 cabines para a tripulação e 40 para técnicos, além de instalações de armazenamento e oficinas, o navio elétrico é o maior a usar energia eólica offshore, segundo a Damen. A embarcação tem 70 metros de comprimento e 17 metros de largura.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de dezembro de 2023 19:47