O Duolingo lançou, nesta segunda-feira (04), o Relatório Global de Idiomas, que revela as mudanças nos dez principais idiomas estudados em todo o mundo. O relatório examina as últimas tendências de estudo de idiomas com base em dados de milhões de alunos, segundo a empresa.

Para quem tem pressa:

  • O Duolingo publicou seu Relatório Global de Idiomas, destacando as principais tendências de estudo de idiomas em 2023, com base nos dados de milhões de alunos;
  • O relatório revela um aumento significativo na popularidade do coreano, que subiu para o sexto lugar globalmente, e do português, que entrou no top 10, superando o russo;
  • O inglês continua sendo o idioma mais popular para estudo no mundo, ocupando o primeiro lugar em 122 países, com 49% dos alunos estudando para fins educacionais ou profissionais.

Ainda de acordo com o Duolingo, os dados de 2023 compilados no relatório mostram como a motivação e o interesse dos alunos impactaram nas dez línguas mais populares globalmente.

Leia mais:

O que diz o relatório do Duolingo

duolingo
(Imagem: Sam Kresslein/Shutterstock)

Em 2023, mais de 23 bilhões de aulas foram concluídas e quase um bilhão e meio de horas foram dedicadas ao aprendizado no Duolingo. Além disso, mais de 32 milhões de pessoas em todo o mundo estudaram mais de um idioma este ano.

publicidade

As principais conclusões do Relatório Global de Idiomas foram:

  • O coreano continua a crescer em popularidade global. O curso de coreano saltou para o sexto lugar no ranking global. Em todo o mundo, os jovens estão cada vez mais interessados em aprender línguas asiáticas, especialmente o coreano;
  • O português entra no top 10, tirando o russo da lista. Conectar-se com pessoas (23%) e preparar-se para viajar (18%) são as principais razões pelas quais os alunos de todo o mundo optam por estudar português – e 72% dos novos alunos de português têm menos de 30 anos;
  • O inglês continua sendo a língua mais popular para estudar em todo o mundo. Foi o idioma número 1 para estudar em 122 países, três a mais que em 2023 e 49% dos alunos globais dizem que estão motivados para estudar inglês para fins educacionais ou profissionais.

Os idiomas são uma ponte entre culturas. Vemos tendências culturais refletidas nos dados de nossos 74 milhões de alunos mensais em todo o mundo. Por exemplo, vimos o interesse no entretenimento coreano, como K-Pop e K-dramas, aumentar recentemente e isso se reflete nos dados do Duolingo. Podemos ver claramente a crescente procura pelo estudo da língua coreana, especialmente por parte dos alunos mais jovens.

Cindy Blanco, cientista sênior de aprendizagem e editora-chefe de conteúdo de aprendizagem do Duolingo

O Relatório de Idiomas do Duolingo de 2023 inclui informações sobre alunos que estudaram idiomas no Duolingo entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023. Os dados foram agregados por país ou idioma para garantir a privacidade do aluno, segundo a empresa.

2023 em retrospecto

Além do Relatório de Idiomas do Duolingo, o app divulgou a sua “Frase do Ano” que é: “O pássaro é um bot”. O Duolingo selecionou esta frase para refletir o crescimento explosivo e a adoção da tecnologia de inteligência artificial (IA).

O Duolingo também lança nesta segunda sua experiência Year in Review, uma retrospectiva da jornada de aprendizado de um ano dos usuários. Cada usuário recebe uma das oito personas de aluno diferentes com base nos dados de aprendizagem, incluindo horas dedicadas aprendendo, número de cursos realizados, quanto tempo o aluno tende a praticar etc.

Todos os alunos podem reviver o ano no Duolingo e compartilhar cartões personalizados nas redes sociais para comemorar suas conquistas. A experiência Year in Review está disponível para os usuários que completaram pelo menos dez aulas em 2023 e pode ser encontrada abrindo o aplicativo Duolingo no iPhone ou celular com Android.