Facebook vira alvo de processo por anúncios falsos do Desenrola Brasil

O Facebook já havia sido multado por não retirar do ar anúncios falsos do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 05/12/2023 12h16
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Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock
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O Facebook tem um prazo de 20 dias, contados a partir de agora, para apresentar sua defesa por não retirar do ar anúncios falsos do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou um processo administrativo contra a empresa. A medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União, nesta terça-feira (5).

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Entenda o caso

Em julho deste ano, a Senacon havia determinado que o Facebook removesse em 48 horas todos os anúncios falsos relacionados ao programa do governo federal. As autoridades brasileiras identificaram que supostas empresas estavam se passando por intermediárias do Desenrola Brasil nos anúncios publicados na rede social.

Já em novembro, a secretaria anunciou que aplicou multa diária de R$ 150 mil contra a Meta, que controla o Facebook, por não cumprir a medida. Segundo o órgão, foram identificados mais de 2 mil anúncios falsos com conteúdo ilícito em um período de 62 dias. Com isso, a multa aplicada contra a empresa poderia chegar a R$ 9,3 milhões.

Por meio de nota, a Senacon afirmou que “a Meta não demonstrou a adoção de medidas cabíveis para evitar tais veiculações” e que, caso a situação não fosse regularizada, a empresa poderia receber punições mais graves. O despacho da secretaria afirma que, se a defesa não for apresentada no prazo, a empresa pode sofrer “consequências legais pertinentes”.

A Meta afirmou, em julho, que estava removendo anúncios enganosos identificados sobre o Desenrola Brasil e que coopera com as requisições das autoridades brasileiras. A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre a instauração do processo administrativo. As informações são do G1.

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(Imagem: Shutterstock)

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Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.