Alguns meses depois de anunciar que o Windows 10 perderá o suporte operacional em 2025, a Microsoft revelou que vai permitir que usuários paguem para receber atualizações de segurança por mais tempo. Essa é a primeira vez que a empresa abre essa possibilidade para clientes que optem por não atualizar o sistema para o Windows 11.

Leia mais:

publicidade

Fim do Windows 10

Pouco mais de 10 anos depois de implementar o Windows 10, a Microsoft anunciou em abril deste ano que vai descontinuar as atualizações para o sistema. Os usuários continuarão recebendo atualizações de segurança até 14 de outubro de 2025, mas já não recebem mais novos recursos. As novidades ficam limitadas ao Windows 11 e, no anúncio original, a empresa recomendou a atualização.

No entanto, o Windows 10 continua extremamente popular e, segundo o site The Verge, a Microsoft chegou a afirmar que estaria “revisitando” a abordagem ao sistema. Isso porque a big tech está adicionando IA ao Copilot, entre outros “investimento adicionais”.

publicidade

E se a esperança era de que a companhia voltasse atrás e estendesse a data para o encerramento do Windows 10, ao menos nos aspectos de segurança, não foi isso que aconteceu.

Windows 10
Imagem: Wachiwit/Shutterstock

Plano para atualizações de segurança

  • No lugar, a Microsoft oferece uma possibilidade do usuário que quiser seguir usando o Windows 10 pagar para receber atualizações de segurança.
  • A empresa já oferecia essa opção para empresas que precisavam manter seus sistemas antigos funcionando, mas é a primeira vez que abre a opção para usuários individuais.
  • Em um comunicado, a Microsoft voltou a recomendar a atualização para o Windows 11. No entanto, para quem quiser mantê-lo, pode pagar as atualizações de segurança.
  • A big tech ainda lembrou que esse novo plano não inclui atualizações de software ou novidades nesse sentido, nem suporte.

Como obter o novo plano

A empresa esclareceu que usuários que queiram continuar no Windows 10 após 14 de outubro de 2025 poderão se inscrever no programa Atualizações de Seguranças Estendidas (ESU, na sigla em inglês).

publicidade

A Microsoft não chegou a divulgar valores, dizendo que faria isso “posteriormente”.