(Imagem: Divulgação)
A AMC Theatres, maior rede de cinemas dos EUA, anunciou um renascimento significativo nos cinemas por lá, impulsionado pela nostalgia e curiosidade. Para você ter uma ideia, a empresa relatou seus melhores ganhos trimestrais em 103 anos.
A franquia contou com receitas substanciais provenientes dos filmes “Barbie” e “Oppenheimer”, que arrecadaram US$ 1,4 bilhão (R$ 6,8 bilhões) e US$ 947 (R$ 4,7 bilhões) milhões em bilheteria, respectivamente. O recente filme de Taylor Swift e sua turnê “The Eras Tour” também contribuíram para um recorde de receita de bilheteria para a AMC.
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No Brasil, a pandemia fez com que o número de espectadores caísse de 177 milhões em 2019 para 39 milhões em 2020. Agora, com o fim das restrições, os cinemas brasileiros devem registrar a marca de 108 milhões de pessoas em 2023 – mais que o dobro de 2021 e 14% acima do total registrado em 2022.
Para o terceiro trimestre, a AMC registrou uma receita total de US$ 1,4 bilhão (R$ 6,8 bilhões), um aumento superior a 45% em relação a 2022, segundo o site Fortune. “Este trimestre inteiro foi rejuvenescedor para a AMC,” disse Adam Aron, presidente e CEO da AMC, destacando o retorno dos cinéfilos e o aumento na qualidade e quantidade de lançamentos dos estúdios.
Não foram apenas o “Barbenheimer” e o efeito Taylor Swift que fizeram do terceiro trimestre um sucesso para a AMC. Aumentar as reservas de caixa e eliminar locais malsucedidos ajudou a mega rede de cinemas a continuar sua recuperação da pandemia.
Durante o terceiro trimestre, a AMC adicionou um novo cinema para cada três que fechou. Isso eleva o número total de locais fechados desde o início da pandemia para 156 e o total de novos locais abertos para 57. O resultado: uma redução líquida de 99 locais.
Apesar de alguns cinemas não terem “sobrevivido” ao ano e acabaram convertidos para outros usos, fato é que o sucesso de filmes como “Barbie” e “Oppenheimer” atraiu milhões de volta às salas de exibição.
Um relatório da National Association of Theatre Owners mostrou que mais de 200 mil pessoas compraram ingressos para ambos os filmes no mesmo dia durante o fim de semana de estreia, por exemplo.
Jackie Brenneman, presidente da Cinema Foundation, ressaltou a importância de lançamentos fortes e campanhas de marketing na escolha do público, independentemente de onde assistam aos filmes. “Quando os filmes estão lá, o público está lá,” concluiu Brenneman em seu relatório sobre o estado da indústria cinematográfica.
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de dezembro de 2023 12:13