Sindicato dos atores encerra oficialmente greve de Hollywood

O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) ratificou a proposta apresentada pelos estúdios, último passo para encerrar a greve
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 06/12/2023 14h53
hollywood
Imagem: CKohlerPhoto/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quase um mês depois de chegar a um acordo com os estúdios, o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) ratificou o novo contrato de trabalho e encerrou oficialmente a maior greve da história da categoria. A confirmação veio nesta terça-feira (5), com 78% dos membros aprovando a proposta.

Leia mais

A greve já estava suspensa desde o dia 8 de novembro, quando o sindicato dos atores chegou a um acordo provisório com os representantes da Associação de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP). No entanto, os termos propostos ainda precisavam ser votados e aprovados pelos trabalhadores. Caso isso não ocorresse, os atores retomariam a greve.

A presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, comemorou o acordo e disse que o episódio marca uma nova era para a indústria.

As companhias da AMPTP parabenizam o SAG-AFTRA pela ratificação do novo contrato, que representa um ganho histórico e proteção para os atores. Com essa votação, a indústria e os trabalhos que ela apoia poderão retornar com força total.

Associação de Produtores de Cinema e Televisão
greve atores
Paralisação dos atores impactou a produção de diversos filmes de Hollywood (Imagem: rblfmr/Shutterstock)

Fim da greve dos atores

  • O novo contrato estabelece um aumento de 7% na maioria dos salários mínimos da categoria.
  • Também prevê que fica proibida a utilização de inteligência artificial para a criação de “réplicas digitais” dos intérpretes pelos estúdios, exceto se paga ou com aprovação do indivíduo.
  • A greve dos atores de Hollywood durou 118 dias.
  • Antes dela, a paralisação mais longa havia sido em 1980 – foram 95 dias.
  • O reajuste obtido pelos atores de Hollywood é 2% acima do incremento recebido pelo sindicato dos roteiristas (WGA).
  • A categoria também entrou em greve neste ano e a paralisação durou 148 dias, chegando ao fim no mês de outubro.
  • As duas greves aconteceram quase que de forma simultânea, representando um dos maiores movimentos do tipo da história do cinema e gerando praticamente a suspensão total dos trabalhos em Hollywood.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.