Microsoft fecha contrato para remoção de carbono da atmosfera

A Microsoft fechou um acordo com a Mombak para retirada de 1,5 milhão de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) da atmosfera
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 06/12/2023 03h00
Microsoft
Imagem: VDB Photos/Shutterstock
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A Microsoft anunciou um contrato com a Mombak, startup especializada no reflorestamento da Amazônia, que inclui a compra de até 1,5 milhão de créditos de carbono até 2032, equivalente a 1,5 milhão de toneladas de carbono (tCO2e) removidas da atmosfera.

Como observa o Capital Reset, isso reforça os investimentos da Microsoft. Nos últimos três anos, a big tech contratou a remoção de 7 milhões de tCO2.

Ainda de acordo com o site, esse é o maior acordo da big tech para uma solução de remoção de carbono baseada na natureza. O contrato faz parte da meta da Microsoft em reduzir suas emissões líquidas de carbono até 2030.

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À medida que a Microsoft continua o seu trabalho para se tornar negativa em carbono até 2030, é importante investirmos em projetos escaláveis e de alta qualidade como este, com a Mombak, que trazem benefícios sociais e ambientais significativos.

Brian Marrs, diretor sênior de energia e remoção de carbono da Microsoft.

A acordo acontece após a Mombak ter anunciado o contrato com a McLaren Racing, que na semana passada vendeu cada tonelada de dióxido de carbono por US$50, sem informar a quantidade. O valor é cerca de dez vezes mais do que a média conseguida por outras empresas, como informou o Brazil Journal.

A justificativa para isso é que a Mombak tem uma operação verticalizada, ou seja, compra áreas degradadas e refloresta os terrenos. Por isso, o impacto é superior ao das empresas que trabalham com a floresta em pé.

O CEO da startup, Peter Fernandez, disse que a meta é “tirar um milhão de toneladas de CO2 da atmosfera até 2030”

Além disso, o executivo considera que o trabalho da companhia tem potencial de retirar muito mais carbono da atmosfera que outros negócios baseados em “manter a floresta em pé”.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.