A Twitch anunciou na noite de terça-feira (5) que irá encerrar suas atividades na Coreia do Sul a partir de fevereiro de 2024. Segundo o streaming de jogos, de propriedade da Amazon, a decisão ocorre devido aos altos custos operacionais e taxas de rede do país. 

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • A Twitch irá sair do mercado da Coreia do Sul em fevereiro do próximo ano; 
  • Em comunicado, a empresa disse não haver “forma sustentável do negócio funcionar no país”; 
  • As taxas de rede na Coreia são 10 vezes mais caras do que na maioria dos outros países, disse a plataforma; 
  • O Ministério da Ciência e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Coreia do Sul disse que as taxas de uso da rede seriam revisadas — a decisão da Twitch, no entanto, não foi comentada. 

Leia mais! 

A Twitch tem operado na Coreia com perdas significativas e, infelizmente, não há caminho para o nosso negócio funcionar de forma mais sustentável naquele país. 

Dan Clancy, CEO da Twitch, em blog oficial. 

Conforme a Reuters, a empresa explicou ainda que despendeu um esforço significativo trabalhando para reduzir os custos operacionais para permanecer no mercado, mas as estratégias não suportaram a demanda financeira. 

publicidade

O Ministério da Ciência e TIC disse que as taxas de uso de rede estão sendo revisadas como “um assunto abrangente que requer consideração do desenvolvimento sustentável da rede de Internet, da indústria de conteúdo e da conveniência do usuário”. 

Vale lembrar que, em 2022, a Twitch limitou a resolução de vídeo na Coreia do Sul já citando custos operacionais crescentes. A notícia pegou o mercado de surpresa, visto que o país vive uma expansão de jogos eletrônicos, bem como o uso de videogames online. 

publicidade

O debate sobre quem deveria pagar a conta do aumento do uso do tráfego não é novo, e nem a Twitch é a única a se posicionar contra as taxas. Gigantes globais da tecnologia também estão em conflito com provedores locais de Internet na Coreia do Sul.