Esses são alguns destaques da edição desta quarta-feira (6):
O Google anunciou hoje, 6 de dezembro, o seu mais recente avanço em inteligência artificial com a introdução do Gemini, um modelo revolucionário que vai além da compreensão baseada em texto para entender fotos e vídeos. A principal novidade é a integração do Bard com o Gemini, que promete trazer recursos mais avançados de raciocínio, planejamento, compreensão e outras capacidades para o chatbot.
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente: a detecção de moléculas que contêm fósforo em nuvem de gás densa localizada a cerca de 74 mil anos-luz do centro da Via Láctea, na “borda” da galáxia. Acreditava-se que o fósforo – um ingrediente-chave para a vida como a conhecemos – era relativamente raro no espaço. Com a identificação de uma quantidade surpreendente de material nas franjas da galáxia, uma equipe de astrônomos da Universidade do Arizona, nos EUA, sugere que a vida alienígena pode ser mais comum do que se imagina.
Em meados de novembro, Marte esteve em conjunção solar, momento em que se encontrava do lado oposto da Terra em relação ao Sol, que bloqueou os sinais de comunicação entre os dois mundos. Por essa razão, os equipamentos robóticos que exploram o Planeta Vermelho não recebem comandos da Terra durante esse período, que leva cerca de duas semanas. De acordo com o portal de climatologia e meteorologia espacial Spaceweather.com, essa medida busca evitar que as transmissões de rádio que passam pela atmosfera do Sol se tornem confusas, levando rovers e satélites de Marte a fazer procedimentos errados.
Pelo sexto mês consecutivo, o mundo bateu recordes de temperatura. De acordo com o anúncio do observatório europeu Copernicus feito nesta quarta-feira (6), novembro de 2023 foi o mais quente da história.
As maiores empresas de tecnologia do mundo, chamadas de big techs, regem não apenas o universo tecnológico em que estão inseridas, mas também a economia global como um todo. O grupo das principais companhias de tecnologia enfrentou desafios em 2023, viu melhoras, mas ainda não encontraram o crescimento constante sempre buscado.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de dezembro de 2023 21:32