A PlayStation lançou nessa semana o Controle Access, seu controle de PS5 adaptado para pessoas com deficiência (PCD). No Brasil, o dispositivo já pode ser comprado pelo preço sugerido de R$599,90.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O dispositivo conta com 19 capas de botão intercambiáveis e três capas para controle analógico em vários formatos, que poderão ser personalizados livremente conforme a força, amplitude de movimento e necessidades individuais de cada jogador.
  • Também é possível conectar botões adicionais, como gatilhos e analógicos, e ajustar a sensibilidade do controle.
  • Na página do produto, a empresa explica que é possível configurar até 30 perfis de controles nas configurações do PS5 e que os jogadores poderão escolher três para alternar rapidamente.
  • Para os usuários aprenderem a personalizar todas as formas de configuração do controle, a PlayStation disponibiliza mais informações nos endereços: página de recursos do produto, conteúdo do tutorial e guia de iniciantes.
Playstation controle Access
(Imagem: Playstation)
Playstation controle Access
(Imagem: Playstation)
Playstation controle Access
(Imagem: Playstation)

Como explica a PlayStation em comunicado, a criação do controle focou em três desafios enfrentados por jogadores com deficiências: dificuldade em segurar um controle padrão por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos e posicionar polegares e dedos de maneira ideal. 

O Controle Access foi desenvolvido em colaboração com especialistas e organizações como a AbleGamers, Stack-Up e SpecialEffect, que contribuíram com feedbacks e ideias.

publicidade

No vídeo com relatos de consultores de acessibilidade com algum tipo de deficiência, Cesar Flores conta sua experiência ao personalizar o controle de acordo com suas necessidades:

A melhor parte deste controlador de acesso é que posso modificá-lo para cada jogo. Aquela vantagem competitiva que perdi voltou porque consegui programar o controle ao meu gosto e apertar muitos desses botões que eram mais difíceis de apertar.

Cesar Flores, consultor de acessibilidade.

A PlayStation também conta com uma parceria com a Logitech. No próximo mês, serão lançadas mais opções de acessibilidade e recursos do kit de jogos adaptável da linha Logitech G.