O Grok – chatbot com inteligência artificial (IA) do X para concorrer, principalmente, com o ChatGPT – está disponível para assinantes do plano Premium+, o mais caro da rede social nos Estados Unidos. É o que anunciou Elon Musk, bilionário dono da rede social, numa postagem na plataforma.

Para quem tem pressa:

  • Elon Musk anunciou que o Grok, um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela xAI, está disponível para os assinantes do plano Premium+ do X nos Estados Unidos. O Grok estava em fase de testes na plataforma desde o início de novembro.
  • A xAI, iniciativa de Musk em inteligência artificial, afirma que o Grok possui “mais personalidade” em comparação a outros chatbots concorrentes, como o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google;
  • O Grok também promete respostas mais precisas ao ter acesso em tempo real aos dados do X e à capacidade de pesquisar informações atualizadas na web;
  • O modelo de linguagem Grok-1, utilizado pelo chatbot, foi desenvolvido pela xAI em cinco meses. Segundo a empresa, o Grok superou o desempenho do GPT-3.5 da OpenAI (versão gratuita), mas ficou atrás do GPT-4 (versão paga).

O Grok foi desenvolvido pela startup xAI, uma iniciativa de Musk para desenvolver produtos e serviços na área de inteligência artificial. A IA Grok estava em fase de testes no X (antigo Twitter) desde o começo de novembro – e agora chega aos assinantes “plus” por meio de uma atualização do aplicativo.

publicidade

Leia mais:

O acesso à IA no X está disponível no plano Premium+, que custa R$ 84 mensais ou R$ 880 na assinatura anual.

publicidade

IA de Elon Musk

Elon Musk durante evento
(Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)

A xAI promete que seu chatbot tem “mais personalidade” que os concorrentes (ChatGPT, da OpenAi, e Bard, do Google, por exemplo), além de responder perguntas rejeitadas por outros sistemas de IA.

Outra peculiaridade do Grok é que a IA também tem acesso, em tempo real, aos dados do X – o que, em tese, deve gerar respostas mais precisas, segundo a startup. Também é possível pesquisar na web informações atualizadas sobre alguns assuntos.

publicidade

Para Elizabeth Lopatto, repórter do The Verge, o chatbot de Musk é, acima de tudo, sem graça. Essa foi sua conclusão após analisar diversas capturas de tela do Grok postadas ou compartilhadas pelo bilionário no X.

Confira abaixo três exemplos pinçados pela repórter:

publicidade

A ferramenta utiliza o modelo de linguagem Grok-1, desenvolvido pela xAI em cinco meses — a startup de Musk foi anunciada em julho. Segundo a companhia, o Grok teve desempenho superior ao GPT-3.5 (disponível na versão gratuita do ChatGPT), mas ficou atrás do GPT-4 (disponível na versão paga do chatbot da OpenAI).