Smartphone: estudo alerta para o tempo de uso dos adolescentes

Segundo pesquisa, adolescentes que utilizam o smartphone por mais de quatro horas diárias têm mais problemas com estresse
Por Nayra Teles, editado por Bruno Capozzi 09/12/2023 16h06
adolescentes-usando-celular.png
Imagem: shutterstock/Monkey Business Images
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pesquisa conduzida por cientistas do Centro Médico da Universidade de Hanyang, na Coreia do Sul, com um grupo de mais de 50 mil adolescentes do país, descobriu que o uso do celular por mais de quatro horas ao dia pode aumentar os riscos à saúde mental dessa faixa etária.

Jin-Hwa Moon e Jong Ho Cha, autores do estudo, divulgaram os resultados na revista PLOS ONE.

Descobertas do estudo

  • Em 2020, 85,7% dos adolescentes participantes utilizavam o celular por mais de duas horas por dia.
  • Em 2017, essa porcentagem era de 64,3%.
  • O estudo constatou que os adolescentes que utilizavam o aparelho por mais de quatro horas por dia tinham taxas mais altas de estresse, mais pensamentos suicidas e consumiam mais drogas.
  • Por outro lado, aqueles que ficaram no celular por até duas horas desenvolveram menos problemas do que os que não usaram smartphone.

Leia mais:

Coleta de dados

A equipe examinou informações de mais de 50 mil adolescentes, coletadas em 2017 e 2020, numa pesquisa online sobre comportamento de risco juvenil na Coreia. Entre os dados analisados, foi considerado o tempo aproximado que cada participante passava diariamente no celular e medidas de saúde.

O método utilizado na investigação estatística é chamado de “correspondência por pontuação de propensão”, uma técnica que auxilia a contemplar outros fatores relacionados aos resultados de saúde, como idade, sexo e status socioeconômico.

Diretrizes de uso de celular para adolescentes

Em conversa com o Medical Xpress, os pesquisadores destacaram que a pesquisa não confirma que o uso de smartphones está diretamente ligado a problemas de saúde, mas indica possíveis consequências do uso prolongado:

Esta pesquisa mostra o impacto do uso de dispositivos inteligentes por mais de quatro horas por dia na saúde dos adolescentes.

Equipe de pesquisa do Centro Médico da Universidade de Hanyang

A equipe explicou que os impactos encontrados no estudo podem servir de base para a criação de diretrizes para o uso adequado do celular pelos adolescentes.

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.