A fabricante chinesa de carros elétricos (EVs, na sigla em inglês) Seres abriu sua segunda concessionária em São Paulo no fim de semana. A empresa iniciou suas operações no Brasil em julho de 2023 – e este movimento destaca o crescente interesse na indústria de EVs no país.

Para quem tem pressa:

  • A fabricante chinesa de carros elétricos Seres inaugurou sua segunda concessionária em São Paulo, após iniciar operações no Brasil em julho de 2023, demonstrando o interesse crescente na indústria de EVs no país;
  • José Augusto Brandimarti, COO da Seres no Brasil, afirmou que a empresa está preparada para competir com grandes fabricantes de veículos elétricos, como BYD e GWM. A Seres oferece seis modelos de EVs, com preços variando entre R$ 190 mil e R$ 450 mil, posicionando-se no segmento de luxo;
  • A Seres tem uma demanda significativa na China, com mais de 100 mil clientes na fila de espera. No Brasil, a empresa adotou uma abordagem híbrida de vendas online e concessionárias físicas, começando por São Paulo e planejando expansão para outras regiões;
  • A Seres enfrenta desafios como o aumento do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos previsto para 2024. Para enfrentá-los, a empresa busca negociar preços melhores e reduzir margens para minimizar impactos ao consumidor brasileiro.

José Augusto Brandimarti, COO da Seres no Brasil, afirmou que a empresa possui tecnologia e porte para competir com grandes fabricantes de veículos elétricos no mercado brasileiro – BYD e GWM, por exemplo. As informações são da CNN Brasil.

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Seres: uma nova marca de EVs no Brasil

Montagem com imagens do carro elétrico Seres 5 EVR
(Imagem: Reprodução/Seres)

A Seres chega ao mercado brasileiro com uma gama de seis modelos de carros elétricos, com preços variando entre R$ 190 mil e R$ 450 mil, posicionando-se no segmento de veículos de luxo. A empresa já possui uma expressiva demanda na China, com mais de 100 mil clientes na fila de espera por um dos seus modelos.

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O estudo realizado pela Seres para quantificar a demanda de veículos elétricos no Brasil orientou a estratégia da empresa na abertura de suas concessionárias, iniciando pelo estado de São Paulo, que representa 32% da demanda nacional, e expandindo-se para Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A empresa já estabeleceu uma matriz em Alphaville, Barueri, e inaugurou o primeiro showroom na Avenida Europa, em São Paulo. A nova loja foi aberta no sábado (09).

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Diferentemente de sua abordagem em outros países, onde a Seres adota um modelo de vendas totalmente online, no Brasil, a empresa optou por um modelo híbrido de vendas online e concessionárias físicas, reconhecendo a preferência dos consumidores brasileiros pelo modelo tradicional de compra de veículos.

Próximos passos

Dois modelos do carro elétrico Seres 5 EVR andando na terra
(Imagem: Reprodução/Seres)

Brandimarti destacou que os planos da empresa no Brasil podem ser impactados pelo aumento do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos previsto para 2024. A Seres planeja negociar preços melhores com sua matriz e reduzir margens para minimizar o impacto ao consumidor final.

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Além de carros de passeio, a Seres pretende investir no segmento de comerciais leves elétricos no Brasil, um mercado em ascensão no qual a empresa já tem uma produção robusta na China. Isso permitirá à Seres atender a demanda dos clientes brasileiros em cerca de 60 dias.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê um cenário positivo para o mercado automobilístico em 2024, especialmente para carros elétricos e híbridos, com um aumento esperado de 61% nos emplacamentos em comparação com 2023.

O mercado de carros elétricos e híbridos já vem crescendo, com um aumento de 80% nas vendas em 2023 em relação a 2022. A produção total de veículos é esperada para crescer 4,7% em 2024.