Representação gráfica da ocultação da estrela Betelgeuse pelo asteroide 319 Leona. Crédito: Giuseppe Donatiello
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um raro evento astronômico poderá ser observado na noite desta segunda-feira (11) nos céus de algumas partes do mundo. Na ocasião, um asteroide vai passar na frente da intrigante estrela vermelha Betelgeuse, sob a perspectiva da Terra, bloqueando-a de vista por cerca de 15 segundos – fenômeno chamado ocultação.
Vamos entender:
O responsável pela ocultação de Betelgeuse é o asteroide 319 Leona, um objeto do cinturão principal que orbita o Sol entre Marte e Júpiter. Com a forma aproximada de um ovo, essa rocha espacial mede cerca de 80 x 55 km.
Em um estudo recente, astrônomos se referiram ao evento como “uma oportunidade extraordinária e única” para analisar a fotosfera de Betelgeuse, a camada visível da estrela da qual ela emite a maior parte de sua energia.
Leia mais:
Aguardada para às 22h17 (pelo horário de Brasília), a ocultação da estrela Betelgeuse só será visível ao longo de um caminho estreito que se estende do centro para o leste do México até o sul da Flórida. Depois que o caminho cruzar o Oceano Atlântico, o evento será visível do sul da Europa e da Eurásia. Neste link, você acessa um mapa interativo do trecho de visibilidade da ocultação.
No entanto, qualquer pessoa no mundo poderá acompanhar todo o processo, em tempo real, por meio de qualquer uma das transmissões online listadas abaixo:
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de dezembro de 2023 21:19