A matéria escura desempenha um papel crucial na formação e evolução do universo. No entanto, ela continua sendo um verdadeiro mistério para a ciência. Para compreender mais sobre essas partículas invisíveis, pesquisadores chineses têm realizado experimentos em um novo laboratório subterrâneo, o maior e mais profundo do mundo.

Leia mais

publicidade

Os trabalhos com a matéria escura começaram no início de dezembro de 2023. Chamado de DURF (sigla em inglês de Deep Underground and Ultra-low Radiation Background Facility for Frontier Physics Experiments), o espaço começou a ser construído em 2020.

Toda a estrutura tem capacidade de 330 mil metros cúbicos e está instalada a 2,4 km de profundidade na província de Sichuan. Para fins de comparação, o Grande Colisor de Hádrons fica a 100 metros abaixo da superfície.

publicidade

O fato do laboratório ser subterrâneo não é um mero acaso ou uma questão de segurança contra espionagem de outros países. Por estar abaixo da superfície, a estrutura fica exposta a pouca radiação ambiental e a um fluxo de raios cósmicos extremamente baixo, se comparado àquele que atinge a superfície da Terra. Isso significa que laboratório é um local ideal para estudos da matéria escura.

Os recursos do espaço também podem ser usados para apoiar pesquisas interdisciplinares em áreas como física de partículas, astrofísica nuclear e outras. As informações são da Xinhua.

O que é matéria escura?

  • A matéria escura é um componente misterioso do universo que não emite, absorve nem reflete luz. Isso significa que ela é completamente invisível aos nossos telescópios e outros instrumentos ópticos.
  • Sua existência é inferida principalmente através de seus efeitos gravitacionais sobre a matéria visível.
  • Os cientistas acreditam que esse tipo de matéria é feita de partículas subatômicas que não interagem com a luz e com a matéria comum da mesma forma que os átomos que formam estrelas, planetas e galáxias.
  • Essas partículas são frequentemente chamadas de “partículas de matéria escura” ou WIMPs (Weakly Interacting Massive Particles), mas sua verdadeira natureza ainda é desconhecida.
  • Estima-se que cerca de 95% de tudo que exista no universo seja resultado de uma combinação de matéria escura (aproximadamente 27%) e energia escura (cerca de 68%).
  • A matéria escura fornece, por exemplo, a gravidade necessária para agrupar e unir a matéria visível, permitindo assim a formação de galáxias
  • Também age como uma lente gravitacional, distorcendo a luz de objetos distantes e permitindo que os astrônomos estudem galáxias e estruturas ainda mais distantes.
  • E influencia a distribuição de galáxias e a formação de grandes estruturas no universo, como filamentos e aglomerados galácticos.