Ao voltar a mergulhar no estudo da mais recente explosão de supernova na Via Láctea, o Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, desvendou segredos não descobertos por observações anteriores, como a revelação de um espelho cósmico gigante até então desconhecido.

A última vez que uma supernova foi vista em nossa galáxia foi em 1604. Depois disso, ocorreu pelo menos uma, que passou despercebida por nós. Os astrônomos, desde então, têm feito descobertas notáveis, como a camada de gás em expansão chamada Cassiopeia A.

Com a radioastronomia, os cientistas identificaram que esse remanescente produz os sons de rádio mais altos fora do Sistema Solar (acima de 1 GHz). Tamanha importância científica levou ao lançamento de um telescópio dedicado exclusivamente ao estudo dos seus raios-X, capturando tudo em um voo de 15 minutos.

Novas observações do Telescópio James Webb: resolução impressionante

Apesar do poder observacional em rádio e raios-X, o telescópio James Webb revelou características únicas de Cassiopeia A no infravermelho. Recentemente, identificou um recurso denominado “Monstro Verde”, uma área que, embora não seja realmente verde (visto que o JWST opera em comprimentos de onda não visíveis a olho nu), emitiu um brilho em um comprimento de onda específico, surpreendendo os cientistas.

Após essa rodada de observações, os astrônomos ficaram com mais perguntas do que respostas. Eles resolveram utilizar diferentes ferramentas do JWST, como o Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI) e a Câmera de Infravermelho Próximo (NIRCam) em uma nova investigação.

Cada um revelou detalhes exclusivos. Por exemplo, a NIRCam captou menos diversidade nas emissões de Cassiopeia A, resultando em uma imagem menos colorida em comparação com o MIRI.

A imagem obtida com a NIRCam oferece uma resolução impressionante, mostrando detalhes incríveis da explosão estelar. Danny Milisavljevic, astrônomo da Universidade de Purdue, nos EUA, enfatizou a capacidade desse instrumento em mostrar como a estrela se desintegrou após a explosão, revelando filamentos semelhantes a pequenos cacos de vidro.

É realmente inacreditável depois de todos esses anos estudando Cas A para agora descobrir esses detalhes, que estão nos fornecendo uma visão transformadora de como essa estrela explodiu.

Danny Milisavljevic, astrônomo da Universidade de Purdue, nos EUA

Além disso, o NIRCam permitiu visualizar uma bolha até então invisível em outros comprimentos de onda, chamada de “Baby Cas A”, sugerindo que o remanescente pode ter gerado essa estrutura.

Essas descobertas não apenas corroboram, mas também ampliam o entendimento sobre Cassiopeia A, oferecendo novas perspectivas sobre os mistérios cósmicos e o comportamento de estrelas em seus estágios finais de vida.