Nesta segunda-feira (11), a Apple começou a liberar o iOS 17.2, que traz várias novidades aos usuários do iPhone, especialmente para quem tem o 15 Pro e o 15 Pro Max (saiba mais abaixo).

Entre os novos recursos, estão o app Diário, captura de vídeos espaciais, novos widgets e mais.

publicidade

Leia mais:

Diário

publicidade
Imagem: Reprodução/Rodrigo Mozelli/Olhar Digital
  • O Diário, como o nome diz, tenta ser uma espécie de diário do usuário do iPhone;
  • A Apple diz que seu propósito é “ajudar aos usuários a refletir e praticar a gratidão por meio de registros no diário, que demonstrou melhorar o bem-estar”;
  • Com o diário, os usuários poderão fotografar seus momentos e escrever sobre eles, como um verdadeiro diário digital;
  • Além de fotos, o app é compatível com vídeos, gravações de áudio, geolocalizações e mais;
  • Se você acabou de atualizar o iOS e quer usar o app, mas tem uma recordação importante de antes de o app ser lançado, não tem problema: você pode adicionar à data na qual o evento aconteceu;
  • O app também faz sugestões sobre temas que o usuário pode escrever, como “coisas que mais te dão prazer”;
  • A empresa da maçã detalha ainda que aplicativos de diários de terceiros também podem se conectar ao Diário.

Estamos entusiasmados em levar os benefícios do diário a mais pessoas. O Diário torna mais fácil preservar memórias ricas e poderosas e praticar a gratidão ao selecionar de forma inteligente informações pessoais do usuário, diretamente do iPhone. E estamos possibilitando que outros aplicativos de registro no diário ofereçam as mesmas sugestões personalizadas, mantendo o mais alto nível de privacidade.

Bob Borchers, vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple

Entre as sugestões disponíveis, estão a possibilidade de escrever sobre uma nova foto recém-tirada e adicionada ao app Fotos, músicas escutadas nos apps de música, comandos de reflexões diárias, etc.

publicidade

A Apple informa ainda que os desenvolvedores podem usar a nova API de Sugestões do Diário para acrescentar novas sugestões aos seus apps.

O Diário é desenvolvimento interessante para nós, porque apresenta os benefícios do diário digital a público mais amplo e inaugura capítulo para a prática. Integramos a API Journaling Suggestions ao aplicativo Day One para oferecer aos nossos usuários experiência ainda mais rica que coloca a privacidade em primeiro plano e mal podemos esperar que eles experimentem.

Paul Mayne, fundador do aplicativo de registro diário Day One

Vale destacar ainda que a Apple garante total privacidade dos dados. “‘O Diário é construído com privacidade desde seu núcleo”, diz a empresa da maçã. Quando o iPhone está bloqueado com uma senha, as entradas no Diário são criptografadas.

publicidade

Os usuários também podem escolher abrir autenticação secundária e bloquear o Diário com sua senha, Face ID ou Touch ID. A Apple indica ainda que todas as entradas são encriptadas de ponta-a-ponta quando armazenadas na iCloud.

Vídeo espacial

Outra novidade da atualização é a captura de vídeo espacial, exclusiva para modelos iPhone 15 Pro e Pro Max. O recurso ajuda usuários a captar momentos importantes de suas vidas e, a partir do início de 2024, revivê-los no Apple Vision Pro.

Filmagens em vídeo espacial poderão ser visualizadas no Apple Vision Pro a partir do início do ano que vem (Imagem: Divulgação/Apple)

O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max apresentam os sistemas de câmera mais poderosos que já desenvolvemos, incluindo a melhor qualidade de vídeo em qualquer smartphone. E, agora, estamos estabelecendo novo padrão para o que é possível, permitindo que os usuários registrem momentos especiais exatamente como eles aconteceram. Os vídeos espaciais são mágicos e mal podemos esperar que os usuários os experimentem no Apple Vision Pro no início do próximo ano.

Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple

Para usar o recurso, é necessário ativá-lo nas configurações. A partir daí, será possível filmar em três dimensões. Os vídeos espaciais são gravados em 1080p a 30 fps em alcance dinâmico padrão.

A Apple salienta que os arquivos ficam pequenos graças a técnicas computacionais de videografia avançadas e compressão HEVC.

Vídeos espaciais são capturadas usando as câmeras Principal e Ultra Wide do Iphone 15 Pro e Pro Max quando o aparelho estiver no modo paisagem (Imagem: Divulgação/Apple)

Para filmar em vídeo espacial, após ativar a opção, basta acessar a câmera, colocar o iPhone no modo paisagem, clicar no ícone de vídeo espacial e começar a gravar. As câmeras principal e Ultra Wide são as utilizadas para a gravação.

No iPhone e em outros dispositivos que não são o Vison Pro, os vídeos espaciais aparecerão como vídeos comuns em 2D. Para vê-los ou compartilhá-los, não há segredo: basta acessar a pasta Espacial (ou Spatial, em inglês) no app Fotos. E, assim como todos os demais vídeos e fotos tirados de forma normal, eles também serão sincronizados com a iCloud.

Já no Vision Pro, eles serão visualizáveis em janela ou expandido em visualização imersiva, devolvendo o espectador ao momento filmado. Quem já realizou a atualização 17.2 do iOS já pode começar a fazer as filmagens em vídeo espacial no iPhone 15 Pro e Pro Max.

Outras novidades

Além desses novos recursos, a atualização 17.2 do iOS deve trazer o seguinte:

  • Conversor nativo de SIM para eSIM em dispositivos brasileiros, algo que já está em testes por Claro e Vivo;
  • Botão de ação com função de tradução: usuários de iPhones 15 Pro e Pro Max recebem nova opção para o botão de ação: o traduzir, que traduzirá o texto que está sendo dito para o idioma escolhido pelo usuário;
  • Novos widgets: Novos widgets estão chegando ao iOS, como de relógio digital para a tela inicial e para a tela de bloqueio, além da reformulação do widget do app Clima, que vai oferecer dados mais completos, como previsões diárias, índice UV, qualidade do ar e horários de nascer e pôr do Sol;
  • Customização de alertas: os sons de notificações poderão ser modificados. O menu Sons e Vibrações vai receber a seção Alertas Padrão para escolha de diversos toques para e-mails, SMS e lembretes;
  • iMessage: o iMessage deverá ter suporte para reações com emoji, bastando escolher a mensagem, pressionar e segurá-la e clicar em Adicionar Sticker. Já a área Mensagens, localizada em Configuração, será renomeada para Mensagens do iCloud, de modo que os usuários verão a quantidade de armazenamento utilizado pelas mensagens, além de saberem quais itens estão armazenados na nuvem;
  • Chaves de verificação de contato (iMessage): O iMessage também deverá receber chaves de verificação de contato, que darão mais segurança na hora de conversar com outros usuários, de modo a ter certeza de que estão em contato com a pessoa verdadeira a partir das chaves registradas em servidores. Casp haja erro de validação na transcrição das chaves e no Apple ID, o usuário será avisado;
  • Apple Music: Quem também será modificado é o Apple Music, que receberá novas pequenas funções, como a nova playlist padrão Músicas Favoritas, que irá adicionar automaticamente faixas curtidas pelo usuário, assim como já acontece no Spotify, por exemplo. Ele também receberá filtro para o Histórico de Audição, que permitirá às pessoas desligarem o registro de faixas executadas caso o smartphone seja emprestado para alguém ouvir música;
  • Ampliação de conteúdo sensível: O recurso opcional de conteúdo sensível está sendo ampliado, estando agora em imagens dos apps, Contatos, Telefones e stickers do iMessage. Ele usa aprendizado de máquina para detectar nudez antes de a pessoa abrir fotos ou vídeos.

Dispositivo deve estar atualizado com o iOS 17.2 para receber as novidades (Imagem: Reprodução/Rodrigo Mozelli/Olhar Digital)

Contudo, estas últimas funções ainda estão sendo implementadas no iOS, podendo não estar disponíveis no começo, conforme o Phone Arena e o MacRumors. Além disso, é possível que nem todos os usuários já tenham o iOS 17.2 disponível.