Com certeza você já tentou tirar fotos da lua com seu celular, e com certeza já deve ter se frustrado com o resultado. Eventos como super-luas, eclipses lunares e até a mensal lua cheia atraem os olhos da humanidade para céus desde sempre. Para registrar esses fenômenos sem precisar investir em equipamentos fotográficos são necessários alguns ajustes no seu telefone. Então vamos aprender como tirar uma foto da lua de iPhone?

Leia também

Primeiramente é preciso entender por que as fotos dos celulares sempre saem diferentes do que vemos ao olho nu. A mudança do aspecto dos objetos se deve ao efeito da distorção ótica das lentes dos celulares. A lente das câmeras fotográficas dos telefones é normalmente chamada de grande-angular. Projetada para usos mais genéricos, essas lentes são ótimas para fotos de família, festas e paisagens, pois conseguem enquadrar várias coisas diferentes ao mesmo tempo.

Já os nossos olhos, são considerados dentro da fotografia como a distância normal, e para emular a nossa percepção visual são necessárias lentes chamadas de normais. As lentes capazes de aproximar a imagem são chamadas de teleobjetivas. As lentes normais e teleobjetivas são usadas para retratos e para capturar objetos mais distantes.

publicidade

Como tirar uma boa foto da Lua com um iPhone?

Para tiramos foto da lua com o iPhone, primeiramente é necessário ampliar a imagem, nos modelos mais modernos do iPhone (12, 13, 14 e 15) com múltiplas câmeras essa ampliação vai ser feita através das lentes teleobjetivas que a Apple inseriu nos telefones. Nos que só possuem uma câmera essa ampliação será feita pelo zoom digital.

O nome “Lua de Morango” não tem nada a ver com qualquer alteração na coloração do satélite natural da Terra. Crédito: Onkamon – Shutterstock

Ao ampliar a imagem com o zoom ótico, a distorção das lentes vai fazer com que os objetos longos pareçam mais próximos dos objetos em primeiro plano, facilitando a sua composição. Importante, se você só tem o zoom digital disponível, use o mínimo possível, ele vai cortar a imagem apenas, trazendo a sensação de ampliação.

Outro fator importante é a quantidade de luz que você quer que sua câmera capture, a nossa lua reflete a luz do sol, então é bem provável que ela se torne apenas um ponto branco com aspecto “estourado” na sua tela e não pareça em nada com nosso satélite natural. Para reduzir a quantidade de luz sendo capturada pelo telefone é preciso ativar o modo de exposição manual do telefone, reduza o ISO e aumente velocidade do obturador o máximo que conseguir.

Se você tiver ao seu alcance um tripé também é uma boa usar para garantir a foto com maior nitidez possível. Ao usar o tripé ative na câmera o temporizador, para que o ato de tocar na tela para fazer a foto, não deixe a imagem tremida. Durante a preparação para a foto, escolha as primeiras horas da noite, quando a lua surgir no horizonte, assim você pode compor a imagem com a paisagem ao seu redor. Além de que a lua vai parecer maior nos primeiros momentos da noite.

Fazer uma boa foto da lua com um iPhone demanda um certo conhecimento técnico sobre fotografia, e muita tentativa e erro. Mas ao aprender mais sobre as diferentes lentes que o aparelho possui, além dos modos de exposição, é possível transformar o desafio inicial em uma experiência gratificante. Portanto, munidos dessas dicas, é hora de explorar o céu noturno, testar as habilidades fotográficas e eternizar a beleza da lua através da lente do seu iPhone!