Tesla faz recall de 2 milhões de carros nos EUA por problemas no Autopilot

Após investigação apontar problemas de segurança, Tesla vai instalar novos recursos para evitar o uso indevido do Autopilot
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 13/12/2023 12h43, atualizada em 13/12/2023 12h44
Visão do interior de um Tesla numa rodovia
(Imagem: Flystock/Shutterstock)
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A Tesla anunciou que irá atualizar o software de cerca de dois milhões de veículos elétricos nos Estados Unidos. O objetivo é instalar novos recursos de segurança para evitar o uso indevido do sistema de assistência ao motorista Autopilot. O recall da empresa de Elon Musk acontece após a finalização de uma investigação realizada pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas dos EUA (NHTSA).

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Atualizações dos veículos Tesla

  • As investigações sobre o Autopilot começaram em agosto de 2021, após relatos de mais de 12 acidentes nos quais os carros da Tesla bateram em veículos de emergência estacionados.
  • A NHTSA concluiu que “o sistema pode ser usado de forma inadequada pelos motoristas, aumentando os riscos de colisões”.
  • A Tesla, em um primeiro momento, discordou da análise, mas agora aceitou realizar a atualização do software.
  • Segundo a empresa, a ação “incorporará controles e alertas adicionais àqueles já existentes nos veículos para incentivar ainda mais o motorista a aderir à sua responsabilidade de direção contínua sempre que o Autopilot estiver ativado”.
  • São afetados pelo recall os veículos Model S (2012–2023), Model X (2016–2023), Model Y (2020-2023) e Model 3 (2017 2023).
  • As informações são da The Verge.
Tesla
(Imagem: Sheila Fitzgerald / Shutterstock)

Possíveis falhas no Autopilot são alvos de investigação há anos

O sistema Autopilot da Tesla permite que os veículos dirijam, acelerem e freiem automaticamente dentro de sua faixa, enquanto a versão aprimorada pode auxiliar na mudança de faixa em rodovias. A empresa observa que nenhum desses assistentes torna os carros 100% autônomos, exigindo que os motoristas prestem atenção no trajeto.

Desde 2016, a NHTSA abriu mais de 35 investigações envolvendo colisões de veículos da Tesla nos quais há suspeitas de que o sistema de direção falhou. Nestes casos, 23 pessoas acabaram morrendo.

A maioria dessas análises, no entanto, não conseguiu chegar a nenhuma conclusão. Diferentemente, do que aconteceu agora.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.