Um bagre de cor diferenciada encontrado nas águas negras do rio Jutai, no Amazonas, foi capturado por pesquisadores da Inglaterra e mantido no Museu de História Natural de Londres. Após análises, os cientistas descobriram que se trata de uma nova espécie do peixe.

O estudo publicado nessa semana na revista Neotropical Ichthyology revela que o peixe de cor iridescente (que reflete algumas cores do arco-íris em suas estruturas ou escamas) é um Corydoras colossus, um novo tipo de bagre blindado, conforme reportou o Miami Herald.

Bagre blindado Brasil
(Crédito: Tencatt LFC, Grant S, Bentley RF via Neotropicaly Ichthyology e Scielo Brasil)

Como explicam os pesquisadores, os peixes do gênero Corydoras são populares na aquariofilia por serem bagres blindados e frequentemente são capturados por colecionadores.

Ao analisar 17 espécies diferentes do gênero, os cientistas verificaram que o Corydoras colossus se distingue das demais por ter algumas características próprias, como: plaquetas “semelhantes a um mosaico” que cobriam a frente de seu corpo, uma mancha escura grande ao redor de seu olho e outra mancha em formato de V na sua cabeça (quando vista de cima).

No estudo, os cientistas descrevem o peixe encontrado em águas amazonenses como um peixe de “cabeça comprida lateralmente”, focinho “reto” e “arredondado”, boca pequena e barbilhões (estruturas semelhantes a bigodes) curtos com protuberâncias arredondadas.

Outra característica do Corydoras colossus é que ele tem espécimes que mudam a coloração de seu corpo. O animal das imagens acima tinha uma coloração iridescente amarelo-esverdeada, além de várias marcas em seu corpo, incluindo a mancha amarela e laranja em formato de V de sua cabeça. No entanto, outros espécimes podem ser totalmente pretas.

Nas imagens abaixo é possível conferir as variações de cor da nova espécie encontrada:

Bagre blindado Brasil