Os tubarões são animais que exercem medo, mas também certo encanto aos humanos. Basta ver a quantidade de filmes retratando ataques das mais diversas espécies, inclusive algumas que são pura ficção. Mas você já imaginou tubarões com dentes semelhantes aos nossos? A descoberta foi publicada na revista Diversity.

Os pesquisadores fizeram a descoberta nas águas profundas da costa nordeste da Austrália. O tubarão-pintado (Heterodontus marshallae) é uma espécie recém-descrita que pertence à ordem Heterodontiformes, caracterizada por seus molares semelhantes aos humanos.

Heterodontiformes é uma ordem com apenas um gênero e nove espécies diferentes. No entanto, a análise genética realizada em uma das espécies, que se acredita ser a zebra Heterodontus, mostra que ela era geneticamente diferente, segundo informações da IFLScience.

Semelhanças com outros tubarões

• Os pesquisadores acreditam que ela demorou tanto para ser identificada por causa das semelhanças nos padrões e marcas na pele do tubarão que são ligeiramente diferentes entre as espécies.
  • A zebra Heterodontus tem uma barra escura atrás das fendas das brânquias, que está ausente na nova espécie.
  • “Ambas as espécies são pálidas, com 22 faixas e selas castanho-escuras. Mas eles têm pequenas diferenças nas marcas em seus focinhos e abaixo de suas fendas branquiais. Seus casos de ovos também são diferentes”, disse o Dr. Will White, pesquisador da Australian National Fish Collection (ANFC).A nova espécie foi descrita primeiramente comparando espécimes de museus.
  • Por acaso, um navio de pesquisa que pesquisou habitats do fundo do mar no oeste da Austrália encontrou um espécime vivo.
  • “Temos um espécime fêmea em nossa coleção, mas o que coletamos durante a viagem é um macho. Preferimos usar machos para holótipos de tubarão porque eles têm claspers, que são órgãos reprodutivos externos que podem variar entre as espécies e nos ajudam a diferenciá-los”, disse Helen O’Neill, bióloga de peixes da ANFC.
Dentes têm uma morfologia mais humana de molares atrás das linhas (Imagem: White, W.T., et al Diversity (2023), (CC BY 4.0)

A nova espécie de tubarão

• Os tubarões-pintados vivem a profundidades de 125 a 229 metros e, embora tenham os típicos dentes de tubarão em fileiras na frente de suas bocas, eles têm uma morfologia mais humana de molares atrás das linhas.
  • Essa adaptação permite que os tubarões esmaguem presas como crustáceos e moluscos.
  • “Eles tendem a ficar no fundo do mar e se alimentam principalmente de criaturas como moluscos e crustáceos. Eles têm uma boca pequena, mas mandíbulas esmagadoras que são enormes em relação ao tamanho do crânio e poderosas o suficiente para esmagar conchas de búzios”, explicou Helen O’Neill.