A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais acessível, e uma maneira interessante de começar é usando o ChatGPT da OpenAI. Neste tutorial, você verá o processo de criar sua própria IA usando o ChatGPT, permitindo que você explore a capacidade de geração de linguagem deste modelo avançado. Também vamos apresentar a opção da IA com o Bing.

A verdade é que os limites do ChatGPT parecem que a cada dia ficam menores, mas vale ressaltar que há uma boa diferença entre usar a versão gratuita da versão plus, com customizações testadas e que podem apresentar uma melhora significativa em seus projetos.

publicidade

Leia Mais:

Você pode utilizar a IA para muitas tarefas como escrever um texto, definindo o tema, o tamanho, entre outros atributos, bem como para produzir imagens fictícias para ilustrações diversas, ou muitas outras aplicações. Claro, se você for programador poderá tirar ainda mais proveito da ferramenta, mas não se preocupe, ela é acessível mesmo para quem não conhece programação.

publicidade

Vamos começar mostrando como você pode fazer uma conta no ChatGPT da OpenAI e utilizar para desenvolver sua própria versão da ferramenta:

  1. Acesse o site e crie sua conta.

    Acesse o site e crie sua conta, caso ainda não tenha uma.

  2. Obenha as chaves de API

    Depois de criar a conta, vá ao menu à esquerda e clique em chaves de API para criar as mesmas (Você deverá antes disso, ter cadastrado um celular e confirmado o número ao criar sua conta)

  3. Você pode, aqui, criar seu primeiro Chat e já começar a utilizar a ferramenta

    Por exemplo, você já pode criar o seu primeiro “assistente” para lhe ajudar com tarefas simples

  4. Nomear Assistente

    Na tela seguinte você pode dar um nome para sue assistente e também criar instruções, além de definir os modelos, atribuições e funções para ele.

  5. Outro exemplo – Programando o ChatGPT

    Caso você queira testar alguma programação em Python, por exemplo, você deve antes preparar o ambiente, instalando a biblioteca OpenAI Python com o comando pip install openai. Mas, para isso, antes é preciso estar com o programa Python instalado, como no exemplo de instalação abaixo (Windows), mas ele também pode ser instalado no iOS:

  6. Programação

    Feito isso, você pode configurar as credenciais API no script:
    openai.api_key = (sua chave api aqui)

    Faça depois uma chamada à API paar obter uma resposta do ChatGPT:
    response = openai.Completion.create(
    engine=’’text-davinci-003’’,
    prompt=’’escreva aqui a sua pergunta ou frase para o ChatGPT.’’,
    max_tokens=100)

    E por último, personalizar a saída, ajustando os parâmetros como “temperature” para controlar a aleatoriedade das respostas. E ‘max_tokens’ para limitar o comprimento da resposta.

Parabéns! Agora você tem sua própria IA usando o ChatGPT da OpenAI. Este é apenas um ponto de partida; sinta-se à vontade para explorar mais configurações e possibilidades para personalizar sua IA de acordo com suas necessidades.

publicidade

Lembre-se sempre de revisar a documentação oficial da OpenAI para obter informações mais detalhadas sobre a API e suas funcionalidades.

Use o ChatGPT 4 – Bing AI, de forma gratuita

É possível utilizar a Inteligência Artificial com o ChatGPT 4 por meio do Bing, e o que é melhor é que essa forma é gratuita. Nessa plataforma, você pode criar imagens incríveis dando apenas as diretrizes gerais. Entrando na loja do seu smartphone, você pode baixar o aplicativo:

publicidade
(Imagem: Reprodução)

Depois de instalar o App, você poderá utilizar o ChatGPT 4

Imagem inicial no App (Reprodução)

Com o acesso ao Bing, você pode usar todo o potencial da IA para encontrar os resultados que você precisa.

(Imagem: Reprodução)

Clicando em “Usar o GPT-4”, você poderá enviar a pergunta para obter as respostas que você procura:

(Imagem: Reprodução)

A Inteligência Artificial pode ajudar tanto nas tarefas cotidianas, quanto nos projetos profissionais, pesquisas acadêmicas, entre outras aplicações. Apresentamos aqui duas alternativas para que você possa começar a explorar essa facilidade.