Elon Musk quer abrir universidade em Austin, Texas (EUA), segundo informações da Bloomberg.

Uma declaração de impostos da instituição de caridade de Musk, a The Foundation, revela que o bilionário dono de Tesla e outras empresas quer contribuir com US$ 100 milhões (R$ 491,6 milhões) para construir escolas primárias e secundárias com foco em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) antes de abrir uma universidade “dedicada à educação nos mais altos níveis”, relata o The Verge.

publicidade

Leia mais:

“Universidade Musk”

  • A The Foundation apresentou pedido de isenção fiscal à Receita Federal em outubro de 2022;
  • A Bloomberg afirma que o pedido foi aprovado em março deste ano;
  • O documento indica que a universidade vai oferecer instrução com “corpo docente experiente” em disciplinas, como matemática, ciência, engenharia e física, além de “experiência de aprendizagem prática, incluindo simulações, estudos de caso, projetos de fabricação/design e laboratórios”;
  • A instituição ainda precisa de credenciamento pela Associação Sul de Faculdades e Comissão de Escolas de Faculdades dos EUA.

O documento ainda indica alguns detalhes sobre as escolas planejadas de ensino fundamental e médio, que se concentrarão no lecionamento de disciplinas STEM “e outros tópicos”.

publicidade

Espera-se que ela comece com 50 estudantes, “com objetivo de escalar sua inscrição [de alunos] com o passar do tempo”. Musk quer, ainda, abrir uma escola com foco no estilo de educação Montessori, como parte de seus planos de construir uma cidade no Texas.

Engana-se quem pensa que esta é a primeira tentativa de incursão do bilionário australiano no universo da educação. Em 2014, ele criou instituição chamada Ad Astra para seus cinco filhos e pequeno número de estudantes.

publicidade

Porém, Musk e os cofundadores da escola a fecharam e abriram a Astra Nova em 2020, uma escola online que chegou a ter cerca de 50 alunos em tempo integral em 2022.