Imagem: Pi-Pop / Divulgação
A e-bike Pi-Pop, projetada na França, pode passar desapercebida como mais uma plataforma urbana de compartilhamento de bicicletas elétricas. Entretanto, por trás de sua aparência simples, esconde-se um sistema de assistência elétrica único que dispensa o uso da tradicional bateria presente na grande maioria das e-bikes.
Em seu lugar, a Pi-Pop adota um sistema mais dinâmico, impulsionado por supercapacitores que coletam energia em trechos planos e descidas, liberando-a novamente através da assistência elétrica nos aclives.
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Ao longo dos últimos dois anos, a Pi-Pop lançou três gerações de e-bikes sem bateria, explorando também o design de um sistema compacto de e-bike sem corrente. A terceira geração da e-bike com supercapacitores entrou em produção no meio de 2023, trazendo melhorias evolutivas em relação à versão da segunda geração, incluindo a adição de um sensor de torque, suspensão dianteira e conjunto de componentes atualizado.
O primeiro benefício potencial que vem à mente ao eliminar a bateria do design de uma e-bike é a redução de peso e volume, mas a Pi-Pop não menciona economia de peso, e a bicicleta de 21,7 kg definitivamente não ganha nenhum prêmio de “mais leve do mundo”. As longas caixas de supercapacitores não parecem mais elegantes do que um moderno pacote de bateria.
Em vez disso, a Pi-Pop enfatiza outras vantagens, afirmando que os supercapacitores não requerem materiais sensíveis envolvidos na produção de baterias de lítio, confiando em materiais básicos como alumínio, carbono, celulose e polímero. Também destaca que os supercapacitores duram mais que as baterias, oferecendo uma vida útil estimada de 10 a 15 anos. Grande parte do material também é prontamente reciclável no final dessa vida útil.
A Pi-Pop reconhece que seu sistema possui algumas limitações. Como os supercapacitores só conseguem armazenar pequenas quantidades de energia, o sistema ficará sem carga em subidas mais longas e/ou íngremes, superiores a uma inclinação de 10% ao longo de cerca de 500 metros.
Nesse ponto, a potência da bicicleta diminuirá gradualmente até se esgotar, deixando o ciclista pedalando (ou caminhando) com uma bicicleta pesada e não elétrica pelo restante da subida. Portanto, a empresa direciona sua e-bike para ciclistas urbanos que enfrentarão colinas modestas ao se deslocarem pela cidade, não para compradores que desejam enfrentar subidas longas e íngremes.
De acordo com uma recente matéria na Euronews, a Pi-Pop monta aproximadamente 100 bicicletas por mês em sua sede em Orléans, na França. A empresa planeja aumentar a produção em dez vezes para 2024 e uma expansão ainda maior na Europa após esse período. A terceira geração da e-bike Pi-Pop com supercapacitores está disponível por € 2.450 (aproximadamente R$ 13.233), incluindo o imposto sobre o valor agregado.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de dezembro de 2023 17:40
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