Adeus ao Twitter, submarino e mais: o que bombou nas redes sociais em 2023

O cenário das redes sociais mudou bastante em 2023, contribuindo para uma variedade de tópicos que se tornaram tendências nas plataformas
Por Ana Luiza Figueiredo, editado por Bruno Capozzi 15/12/2023 10h00, atualizada em 15/12/2023 23h14
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O ano de 2023 foi marcado por diversas mudanças no universo das redes sociais. Mudanças de nome, novas funcionalidades e até mesmo novas plataformas surgiram. Com tudo isso, usuários do Brasil e do mundo publicaram tweets, stories, posts, vídeos, etc. sobre os mais variados temas. Então vamos relembrar alguns deles.

Os principais acontecimentos das redes sociais no ano são o tema desta publicação, que faz parte de série especial do Olhar Digital de retrospectivas de 2023 em várias áreas do universo tecnológico. Veja todas neste link.

Twitter se transforma em X

X (ex-Twitter)
Imagem: sdx15 / Shutterstock.com

A transformação do Twitter em X foi um choque geral, com Elon Musk optando por abandonar um dos nomes e marcas (saudades passarinho) mais famosos do mundo por uma simples letra no dia 24 de julho de 2023, com o anúncio oficial acontecendo apenas 24 horas antes.

Incomodando muitos usuários, a mudança acabou se firmando. Apesar de a maioria das pessoas ainda chamar o X de Twitter (e seus posts de tweets), acabou que muitos de nós nos acostumamos — não necessariamente a gostar — com o novo nome.

Fato é que a própria mudança foi um grande momento das redes sociais em 2023, e se tornou um meme por si só.

O nascimento do Threads

Tela de entrada do Threads aberta num iPhone
(Imagem: sdx15/Shutterstock)

Pouco antes de o Twitter se transformar em X, uma nova rede social nasceu: o Threads, resposta da Meta ao próprio Twitter.

A rede social chegou batendo recordes e fazendo barulho ao conquistar 100 milhões de usuários em apenas cinco dias, graças à integração ao Instagram. Como tudo na internet, a estreia do Threads também gerou memes, principalmente relacionados às semelhanças com o Twitter.

O próprio Mark Zuckerberg reapareceu no Twitter para fazer sua primeira (e última até aqui) postagem desde 2012 para entrar na brincadeira:

Elon Musk x Mark Zuckerberg

threads
Imagem: Leefuji / Shutterstock.com

Seguindo no tema redes sociais e seus bilionários, um tópico que permeou as redes sociais ao longo do ano foi uma potencial luta entre Elon Musk e Mark Zuckerberg.

No fim de junho, após o anúncio de que a Meta estaria trabalhando em uma rede social para desafiar o Twitter, Musk respondeu a um usuário do Twitter desafiando o rival da Meta para uma luta na jaula. Zuckerberg respondeu no Instagram aceitando o desafio.

Até hoje a luta nunca saiu das provocações nas redes sociais, apesar de o governo da Itália ter até mesmo ofertado o Coliseu de Roma como palco para o duelo.

Fato é que a cada nova menção à luta ou ameaça de uma das partes, novos memes surgem por aí.

Barbenheimer

Imagens: Warner Bros. (à esquerda) e Universal Pictures (à direita).

Redes sociais e cinema andam lado a lado. Neste ano, vimos um fenômeno criado nas redes sociais influenciar diretamente nas bilheterias de dois longa-metragens bem opostos: Barbie de Greta Gerwig e Oppenheimer de Christopher Nolan. Tudo devido à coincidência das datas de lançamento dos dois filmes em uma mesma data: 20 de julho de 2023 (21 de julho nos EUA).

A comédia colorida e o drama sombrio se encontraram e acabaram unidos pelos memes, pôsteres e montagens criados por fãs, que tomaram as redes sociais antes e depois do lançamento dos filmes.

O fenômeno Barbenheimer impactou diretamente no sucesso das duas produções, que excederam as expectativas, acumulando quase 2,4 bilhões entre os dois filmes (US$ 1,4 bilhões de Barbie e US$ 947 milhões de Oppenheimer).

https://twitter.com/thomashelby_obe/status/1678033950500077568

A tragédia do submarino

Visão de frente do submarino Titan da OceanGate
(Imagem: Divulgação/OceanGate)

No dia 18 de junho, o submarino Titan operado pela OceanGate Expeditions desapareceu após submergir em uma expedição no Oceano Atlântico em busca dos destroços do navio Titanic. Carregando cinco pessoas, o Titan foi o principal assunto nas redes sociais durante mais de uma semana enquanto as buscas continuavam.

A situação toda acabou se tornando piada nas redes sociais, principalmente antes de se descobrir o destino trágico das cinco pessoas que estavam a bordo, dado o risco causado pelas condições de segurança do veículo e o patrimônio bilionário dos presentes. Numa mistura de memes com novas informações sobre o submarino, a internet se manteve atenta às novas informações sobre o Titan.

Em 22 de junho, após quase 80 horas de busca, a Guarda Costeira dos Estados Unidos e a OceanGate confirmaram que um veículo subaquático operado remotamente encontrou um campo de destroços contendo partes do Titan a cerca de 488 metros da proa do Titanic. Acredita-se que o casco tenha implodido durante ou após a descida do Titan, resultando na morte instantânea de todos a bordo.

Attenzione pickpocket!

redes sociais
Imagem: Capturas de tela/cittadininondistratti2

Quem usou as redes sociais em 2023 provavelmente se deparou com as frases “Attenzione pickpocket!” ou “Attenzione borseggiatrici!”.

O fenômeno teve início no TikTok, onde uma mulher passou a alertar turistas sobre furtos em Veneza, gritando as famosas frases. Traduzidas para o português, elas significam “atenção, batedores de carteira!”.

Esses vídeos são compartilhados pela conta “Cittadini Non Distratti” (Cidadãos Não Distraídos, em tradução livre), que conta com uma base sólida de mais de 380 mil seguidores, com alguns vídeos ultrapassando milhões de visualizações.

Lives de NPC

redes sociais
Imagem: Pinkydoll / Reprodução

Em 2023, uma nova febre se espalhou pelo universo do TikTok, conquistando milhares de espectadores ávidos por entretenimento peculiar: as lives NPC. O termo, que deriva de “non-playable character” (personagem não jogável, em tradução livre), remete aos figurantes em jogos, e ganhou vida própria nas mãos dos tiktokers.

As transmissões, agora inundadas por essa tendência, apresentam os criadores imitando personagens figurantes, com vozes infantilizadas, maquiagens exageradas, apetrechos característicos e movimentos repetitivos.

A canadense PinkyDoll foi uma das pioneiras nesse novo estilo de conteúdo e ficou famosa por seu bordão marcante: “Yes, yes, ice cream so good”. No Brasil, a tiktoker Xehli G é uma das expoentes do movimento, viralizando com vídeos em que repete a frase “quero cuscuz”.

O fenômeno das lives NPC não se limita apenas à imitação visual. Os espectadores têm a oportunidade de interagir com os “personagens”, enviando presentes e realizando doações em dinheiro real. Quanto mais valioso o presente, maior é a reação do criador durante a live.

O Brasil também viu seus representantes se destacarem nesse novo nicho. A tiktoker Ana Clara, por exemplo, viralizou ao compartilhar ter recebido US$ 233,24 (R$ 1.070) em apenas duas horas durante uma live NPC. O youtuber brasileiro Felca também contribuiu para a popularização da tendência ao aderir ao mesmo tipo de conteúdo em sua plataforma.

@felipebressanim

quanto eu ganhei com as lives de npc

♬ som original – Felca – Felca

Inteligência artificial

A inteligência artificial também foi tópico forte nas redes sociais em 2023, assim como foi em basicamente todas as áreas da sociedade. Desde a expansão do ChatGPT até as últimas movimentações das empresas, a IA se manteve não apenas nas discussões éticas e piadas nas redes sociais.

Exemplo disso é a integração entre IA e música. Desde a chegada de uma nova música dos Beatles graças a um recurso de IA, passando pelo comercial da Volkswagen que trouxe de volta a cantora Elis Regina, até as diversas criações e recriações feitas com inteligência artificial, unindo vozes de artistas, criando músicas que eles nunca cantaram e dando novas vozes a canções. Afinal, como seria possível ouvir Elvis cantando Ed Sheeran ou quem sabe Freddie Mercury entonando “Dormi na Praça”?

@neuralzone_ai

Freddie Mercury cantando Dormi na praça, mais um sertanejo pra ele cantar, qual deve ser o próximo? (ia foi usada pra fazer a voz artificial do cantor) #freddiemercury #aicover #musica #cover #sertanejo #inteligenciaartificial #ia

♬ Freddie Mercury cantando Dormi na praça IA cover – Neural Zone – Arte de IA
O Bing Creator Image é derivado da ferramenta DALL-E da OpenAI. (Imagem: Microsoft/ Lucas Gabriel MH)

Outro envolvimento entre IA e redes sociais está na trend de criação de imagens da Disney Pixar pelo Bing Image Creator. O recurso se tornou febre nas redes sociais, transformando pessoas em personagens do universo das animações do estúdio, e sendo muito compartilhado principalmente no Instagram. Veja aqui como criar a sua.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.