May Mobility: empresa de robotáxis dos EUA chega com nova estratégia

Operadora de veículos autônomos fornecerá serviço gratuitamente em local pré-definido antes de ampliar operação
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 19/12/2023 04h40
may.png
(Foto: May Mobility/ Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A May Mobility, uma operadora de veículos autônomos, vai lançar um serviço de táxis 100% autônomos em maio de 2024, em uma pequena região no Arizona, nos Estados Unidos. A empresa se junta a outras que investem nos modelos sem motorista, mas está otimista por um simples fator: em seis anos, nunca registrou um único acidente por causa da direção autônoma.

Leia mais:

Operadora de veículos autônomos

A May Mobility não é pioneira no setor dos veículos autônomos. A Cruise, que recentemente anunciou a interrupção das operações por risco à segurança pública, e a Waymo, propriedade da Alphabet (controladora do Google), são dois grandes nomes do setor dos robotáxis.

A principal estratégia das companhias para fazer frente a outros serviços, como Uber, é colocar os modelo autônomos para trabalhar ininterruptamente — afinal, eles não precisam de descanso.

Conforme reportado pelo The Verge, a May Mobility explicou que essa não é sua estratégia: o serviço será sob demanda e, inicialmente, apenas em locais restritos, como distritos comerciais, campi universitários e comunidades residenciais fechadas, em que é possível ter um mapeamento claro.

(Foto: May Mobility/ Reprodução)

Serviço de táxi sem motorista

  • A empresa vai inaugurar o serviço totalmente sem motoristas em maio em Sun City, uma comunidade de aposentados de Phoenix, no Arizona. Por lá, a May Mobility está trabalhando com um app chamado Via, que monitora o trânsito e conecta os veículos aos passageiros.
  • Os carros usados para isso serão minivans Toyota Sienna adaptadas com sensores e hardwares autônomos.
  • O serviço será gratuito e funcionará de segunda a sexta-feira, durante a tarde.
  • Segundo o CEO da empresa, Edwin Olson, o local é o ideal porque tem pistas largas, passarelas de pedestres separadas umas das outras e normalmente é ensolarado e claro.
  • Em ocasiões anteriores, a companhia teve problemas com o clima. Testes com um ônibus equipado para levar seis passageiros mostraram que o veículo quebrava muito no calor.
Comunidade de Sun City, em Phoenix (Foto: May Mobility/ Reprodução)

Agora, pronta para voltar à ativa, a May Mobility contará com veículos sem motoristas, que serão monitorados por uma equipe remota.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.