Pesquisadores da USP buscam voluntários para estudo sobre diabetes tipo 1

Pesquisa analisará vivência de jovens com doença e uso do Sistema de Infusão Contínua de Insulina (Sici)
Por Estella Abreu, editado por Rodrigo Mozelli 21/12/2023 01h00
diabetes
Imagem: Freepik
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP) buscam voluntários para pesquisa sobre diabetes mellitus tipo 1.

O estudo investigará experiências de jovens com a doença e de seus familiares ou cuidadores em relação ao uso do Sistema de Infusão Contínua de Insulina (Sici).

Leia mais:

Sici

Nesse sentido, o Sici é um aparelho que fornece insulina continuamente, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Em outras palavras, o aparelho é o tratamento mais avançado para o diabetes tipo 1, pois permite controle mais eficaz da glicose no sangue e reduz o risco de complicações da doença.

Voluntários e requisitos

  • O Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente (GPECCA) conduzirá o estudo, que durará três meses;
  • Os voluntários devem ter entre seis e 19 anos, diagnóstico de diabetes tipo 1 e usar o Sici como tratamento da doença;
  • O Jornal da USP informa que os responsáveis pelos jovens também serão avaliados durante o estudo;
  • Os pesquisadores analisarão os participantes por meio de entrevistas, questionários e observação direta. As informações coletadas serão examinadas mediante a análise de conteúdo.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com:

  • Ana Carolina – (16) 99169-0351;
  • Maria Eduarda – (16) 99322-2905;
  • Milena – (15) 98803-6786.

diabetes
Imagem: Freepik

Diabetes Tipo 1

O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica que se desenvolve quando o pâncreas não produz insulina suficiente.

A insulina, hormônio que ajuda o corpo a usar a glicose como fonte de energia, é fundamental para o funcionamento do organismo.

O diabetes tipo 1 é a forma mais comum de diabetes em crianças e adolescentes, mas pode se manifestar em qualquer idade. Ou seja, o tratamento para a doença se baseia em aplicações do hormônio da insulina.

Redator(a)

Estella Abreu é estudante de jornalismo no Centro Universitário Braz Cubas e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.