Imagem: Divulgação/Laboratório Tadokoro da Universidade de Tohoku (Japão)
Os dragões são criaturas fascinantes da mitologia. Presentes, principalmente, em contos chineses e europeus, esses dinossauros com asas ficaram conhecidos na literatura por soltarem fogo pelas ventas.
Leia mais
No mundo real… Bem, no mundo real os cientistas pensaram em inverter um pouco as coisas. Ao invés de fogo, o robô-dragão da Universidade de Tohoku, no Japão, solta água e ajuda a combater incêndios.
O projeto é de autoria do laboratório do professor Satoshi Tadokoro, que desenvolve um trabalho com robôs voadores desde 2016.
Os pesquisadores tiveram uma série de conversas com o Corpo de Bombeiros do país, para entender melhor suas necessidades.
Para aumentar a segurança, os profissionais pediram uma máquina capaz de se aproximar do foco do incêndio e que pudesse ser controlada de longe, preservando a vida dos homens e mulheres da corporação.
O resultado você confere no vídeo a seguir, que mostra o dragão em ação:
Ok, o visual não é bem aquele que imaginamos, mas o robô parece funcional!
Não, ainda não – e quem responde é um dos responsáveis pelo estudo, o professor assistente na Universidade de Osaka Yuichi Ambe.
“Estimamos que levará aproximadamente mais 10 anos para implantar nosso robô em cenários reais de combate a incêndios. O principal desafio será estender seu alcance para além dos 10 metros de distância.”
O projeto deste novo robô bombeiro, batizado de “Dragon Firefighter”, foi publicado na Frontiers in Robotics and AI.
E, importante!, como foi publicado como Open Science, cientistas de todo o mundo podem usar livremente os planos para construir os seus próprios “dragões”.
Mais informações no site TechXplore.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de janeiro de 2024 11:55