O Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona utilizou imagens de naves espaciais e dados de penetração no solo para reconstruir os fluxos de lava em diferentes regiões de Marte, conforme reportou o Space.com.

De acordo com a equipe, as quantidades de lava do planeta surgiram de inúmeras fissuras que datam um milhão de anos. Nas capturas de imagens, a equipe documentou mais de 40 eventos vulcânicos de mais de 120 milhões de anos na planície equatorial Elysium Planitia.

Os autores do estudo publicado no Jornal Geophysical Research explicam que Elysium Planitia é o terreno vulcânico mais jovem do planeta e estudá-los ajuda a “compreender melhor o passado de Marte”.

O trabalho de pesquisa do laboratório ajudará nas investigações se Marte pode ter abrigado vida em algum momento. Isso porque, segundo as evidências, a região de Elysium Planitia sofreu com grandes inundações de água. Os registros também mostram a interação da lava com água ou gelo, eventos que moldaram a paisagem do planeta.

(Crédito: ESA/DLR/FU Berlim)

Outro aspecto que colabora para os estudos de vida na região é que a região de planície apresentava evidências de explosões de vapor, que, segundo os pesquisadores, são interações de “grande interesse” para os astrólogos, pois podem ter criado “ambientes hidrotermais propícios à vida microbiana”.

A partir das imagens tridimensionais e medições de radar subterrâneo, a equipe descobriu que as erupções vulcânicas do planeta podem lançar a água da região de magma de Marte na atmosfera e na superfície do planeta. Na atmosfera, a água irá congelar, e na superfície ela tende a evaporar.

Marte
(Crédito: ESA/DLR/FU Berlim)

Quando há uma fissura na crosta marciana, a água pode fluir para a superfície. Por causa da baixa pressão atmosférica, é provável que a água simplesmente ferva. Mas se houver água suficiente saindo durante esse período, você pode obter uma enorme inundação, correndo pela paisagem e esculpindo essas enormes características que nós vemos.

Christopher Hamilton, professor do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona

Joana Voigt, principal autora do estudo, explica que a região é o local perfeito para estudar como as erupções vulcânicas provocam uma ligação entre a superfície e interior do planeta.

Prestei muita atenção aos detalhes das superfícies de lava para tentar desvendar os diferentes eventos de erupção e reconstruir toda a história destas entidades geológicas.

Essas áreas que costumavam ser consideradas sem graça e chatas, como Elysium Planitia, acho que contêm muitos segredos e querem ser lidas.

Joana Voigt, pesquisadora pós-doutoral da Universidade do Arizona.

Os pesquisadores pretendem continuar capturando imagens (com diferentes métodos) da região para um conjunto mais complexo de dados e criar representações a partir de imagens 3D.