Já se passaram 1.000 anos desde a morte de Sven Estridsen, o último rei viking da Dinamarca. Desde então, algumas lendas do último milênio estão sendo reescritas após novas descobertas. Uma delas pode mudar a narrativa oficial de que Sven foi enterrado em frente à mãe Estrid, Rainha da Dinamarca.

Como muitos outros reis e rainhas dinamarqueses, Sven está atualmente sepultado na Catedral de Roskilde. Perto do seu local de descanso, está outro pilar com o cadáver de uma mulher.

publicidade

Leia mais:

Segundo os livros de história, quando morreu em 1074, seu corpo foi colocado ao lado do de sua mãe, antes de ambos serem transferidos para a atual catedral quando foi concluída no século XIII. A popularidade do nome Estrid entre a realeza dinamarquesa, no entanto, levou alguns estudiosos a questionar se a mulher no pilar era realmente a mãe de Sven.

publicidade

Em 2007, pesquisadores finalmente receberam permissão para estudar os dois cadáveres e analisar amostras de DNA da polpa dos dentes.

O que foi descoberto

  • Como esse tipo de material genético é herdado diretamente pela linha materna, era esperado que os dois membros da realeza tivessem DNA mitocondrial (mtDNA) correspondente se realmente fossem mãe e filho.
  • Entretanto, os resultados indicaram que este não era o caso.
  • Sven foi atribuído ao haplogrupo H, um conjunto de alelos específicos de um cromossomo herdado de um único progenitor e com origem em um único ancestral a partir de uma mutação.
  • A mulher sepultada, por sua vez, pertence ao subgrupo 5Ha, que difere o suficiente do DNA de Sven para descartar a possibilidade de ela ser sua mãe.
  • Além disso, uma análise dos dentes do cadáver feminino indicou que a mulher no pilar tinha entre 35 e 40 anos quando morreu, enquanto Estrid morreu por volta dos 70 anos, segundo registros históricos.
O fato de a mãe de Sven ter sido enterrada em um local tão proeminente parecia lógico, dado o importante papel que ela desempenhou na conversão dos vikings ao cristianismo, além de ter sido ela quem iniciou a construção da Catedral de Roskilde. Imagem: Birger Niss/Shutterstock

Então quem era a mulher misteriosa?

A identidade da mulher misteriosa ainda não foi determinada, embora agora esteja claro que ela não era a mãe de Sven, ela provavelmente também se chamava Estrid. Duas das noras de Sven, por exemplo, levaram este nome e ambas se tornaram rainhas da Dinamarca.

publicidade

Uma delas, portanto, pode ser a mulher no pilar, embora ninguém ainda possa dizer com certeza quem está realmente enterrado em frente ao último Rei Viking do país.

As informações são do Iflscience. Já o estudo foi publicado na revista Forensic Science International.