O ano de 2023 chegou com uma explosão de novos lançamentos no mundo dos videogames, e a crítica especializada não poupou elogios para diversos títulos que prometem marcar época e já se tornaram clássicos do entretenimento. Nesta lista, vamos explorar os 10 melhores jogos de 2023, segundo a crítica especializada.

Leia também:

publicidade

Vale lembrar, que a lista foi montada utilizando de agregadores que se utilizam de reviews de especialistas na área, o que não significa necessariamente que um jogo seja de fato melhor que o outro, podendo ser também algo subjetivo de cada jogador.

10. Final Fantasy XVI – Nota: 87

FFXVI, um dos melhores jogos de 2023
Imagem: Square Enix/Divulgação

Abrindo a lista dos melhores jogos de 2023 temos “Final Fantasy XVI” com uma nota respeitável de 87. Desenvolvido pela Square Enix, este título da renomada franquia de RPG oferece uma jornada épica em um mundo de fantasia rico em detalhes.

publicidade

Com personagens cativantes, uma trama complexa e visuais deslumbrantes, “Final Fantasy XVI” continua a tradição de excelência da série após os últimos títulos terem dividido a opinião do público. FFXVI traz toda a essência clássica da franquia, mas mantendo o novo estilo de jogo mais voltado para a ação e merece seu lugar na lista.

Plataformas disponíveis: Playstation 5, PC (futuramente).

publicidade

9. Sea of Stars – Nota: 87

1 - sea of stars capa do jogo
Divulgação: Sea of Stars/Sabotage Studios

O jogo indie “Sea of Stars” conquista a nona posição também com uma 87. Desenvolvido pela equipe da Sabotage Studio, este RPG transporta os jogadores para um mundo mágico cheio de personagens encantadores e desafios épicos.

Com gráficos vibrantes e uma trilha sonora envolvente, “Sea of Stars” se inspira nos clássicos RPGs como “Chrono Trigger” e chegou de surpresa para os fãs do gênero, merecendo seu lugar como um dos melhores jogos de 2023 e não à toa venceu como Melhor Jogo Independente no The Game Awards 2023.

publicidade

Plataformas disponíveis: Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5, PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

8. Alan Wake II – Nota: 88

Imagem: Remedy Entertainment/Divulgação

A oitava posição dos melhores jogos de 2023 é conquistada por “Alan Wake II“, que recebeu uma nota sólida de 88. Desenvolvido pela Remedy Entertainment, este jogo de suspense psicológico mergulha os jogadores em um mundo sombrio, repleto de mistérios e perigos.

Alan Wake II chegou de forma inesperada e se tornou um jogo premiada, levando o título de Melhor Narrativa, Melhor Direção e Melhor Direção de Arte durante o The Game Awards 2023, o que explica o fato de ter sido um dos melhores jogos do ano.

Plataformas disponíveis: Xbox Series X/S, Playstation 5 e PC.

7. Marvel’s Spider-Man 2 – Nota: 90

Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Ocupando a sétima posição, temos Marvel’s Spider-Man 2 com uma nota sólida de 90. Desenvolvido pela Insomniac Games, este jogo traz de volta Peter Parker, mas dessa vez compartilhando o protagonismo com o outro cabeça de teia, Miles Morales.

O jogo é uma clara evolução do primeiro, com a adição de novos vilões e novos elementos de gameplay e é tido como um dos jogos mais divertidos de super-heróis já feitos, além de figurar entre os melhores jogos de 2023.

Plataformas disponíveis: Playstation 5.

6. Street Fighter 6 – Nota: 92

personagens de street fighter 6
Capcom/Divulgação

Os fãs de luta têm motivos para comemorar com “Street Fighter 6” ocupando a sexta posição com uma nota respeitável de 92. Desenvolvido pela Capcom, este título eleva o gênero de luta a novos patamares, oferecendo gráficos de alta qualidade, mecânicas de combate refinadas e uma variedade de personagens carismáticos.

O jogo da clássica franquia de luta conseguiu manter toda a essência que os fãs esperavam e trazer novidades de forma única, sendo um dos melhores jogos de 2023 e o melhor jogo de luta, como foi premiado pelo The Game Awards.

Plataformas disponíveis: Playstation 4, Playstation 5, Arcade, Xbox Series X/S, PC.

5. Super Mario Bros. Wonder – Nota: 92

Imagem: Nintendo/Divulgação

O icônico mascote da Nintendo não poderia ficar de fora e “Super Mario Bros. Wonder” ocupa a quinta posição com uma nota 92. Desenvolvido pela equipe talentosa da Nintendo, este jogo leva os jogadores a uma jornada mágica através de mundos coloridos e desafios criativos.

Com a jogabilidade clássica que conquistou gerações, “Super Mario Bros. Wonder” é uma celebração do legado duradouro de Mario e já é tido por muitos como um dos melhores jogos do bigodudo, além de ter sido coroado o Melhor Jogo para a Família durante o The Game Awards e ter concorrido ao prêmio como um dos melhores jogos de 2023.

Plataformas disponíveis: Nintendo Switch.

4. Resident Evil 4 (Remake) – Nota: 93

resident evil 4 remake capa poster
Divulgação: Capcom

Em quarto lugar, temos o aguardado remake de “Resident Evil 4” com uma nota impressionante de 93. A Capcom mais uma vez demonstra maestria ao revitalizar este clássico do survival horror, proporcionando uma experiência assustadora e envolvente.

Com gráficos de última geração e uma jogabilidade totalmente reformulada, RE4 é tido como um dos melhores jogos de 2023 e um dos grandes exemplos de como se deve ser feito um bom remake, tendo em visto a qualidade absurda do jogo.

Plataformas disponíveis: Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X/S, iOS e PC.

3. Metroid Prime Remastered – Nota: 94

Metroid Prime
Metroid Prime (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Abrindo o pódio dos melhores jogos de 2023, temos o aguardado Metroid Prime Remastered, que recebeu uma nota de 94. Desenvolvido pela Retro Studios, este remaster do clássico de ação e aventura traz visuais aprimorados, controles refinados e uma experiência imersiva que cativa os amantes do gênero.

Com a reintrodução de Samus Aran em uma nova geração de consoles, “Metroid Prime Remastered” é um deleite para os fãs nostálgicos e uma introdução emocionante para os novos jogadores.

Plataformas disponíveis: Nintendo Switch.

2. The Legend of Zelda: The Tears of the Kingdom – Nota: 96

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (Imagem: Divulgação/Nintendo)

A lendária franquia “The Legend of Zelda” retorna com força total em “The Tears of the Kingdom”, uma continuação direta de “Breath of the Wild” e fica com a medalha de prata dos melhores jogos de 2023.

Desenvolvido pela Nintendo, este jogo é uma verdadeira obra prima e é um dos únicos jogos que pode bater de frente com o primeiro lugar dessa lista, ao ponto inclusive de terem a mesma nota de 96. “Tears of the Kingdom” é não só um dos melhores jogos de 2023, mas também um dos melhores jogos de todos os tempos.

Plataformas disponíveis: Nintendo Switch.

1. Baldur’s Gate 3 – Nota: 96

Imagem: Larian Studios/Divulgação

Fechando a nossa lista dos melhores jogos de 203 com chave de ouro, temos o grande campeão “Baldur’s Gate 3”. Desenvolvido por Larian Studios, este RPG épico mergulha os jogadores em um universo vasto, repleto de magia, criaturas misteriosas e escolhas que moldam a narrativa de maneiras surpreendentes.

“Baldur’s Gate 3” era até seu lançamento considerado um jogo de nicho, mas ele foi capaz de romper a bolha e se tornou um clássico instantâneo, tendo inclusive ganhado como Jogo do Ano pela The Game Awards e já é tido por muitos como o melhor RPG de todos os tempos.

Plataformas disponíveis: Xbox Series X/S, Playstation 5 e PC

Em resumo, 2023 revelou-se um ano excepcional para os amantes de videogames, com títulos que não apenas atendem, mas ultrapassam as expectativas. Muitos consideram inclusive que este foi o melhor ano da história dos jogos, pela quantidade colossal de jogos excelentes que saíram ao longo de 2023. Fica a expectativa pelo que o futuro reserva para a indústria de jogos.