Arqueólogos chineses descobriram conjunto misterioso de peças retangulares de madeira ligadas a antigo calendário astronômico. Os artefatos foram encontrados dentro de tumba extremamente bem preservada de dois mil anos, no sudoeste do país.

Cada uma das 23 placas de madeira tem cerca de 2,5 centímetros de largura e dez centímetros de comprimento e exibe caractere chinês relacionado ao calendário astronômico tradicional chinês Tiangan Dizhi.

publicidade

Leia mais:

Os arqueólogos acreditam que uma das placas pode ter representado o ano corrente e que as outras 22 poderiam ter sido usadas para especificar qualquer ano específico do antigo calendário. As placas apresentam perfurações circulares em suas bordas, sugerindo que elas já foram amarradas juntas. No entanto, ainda não está claro como este conjunto de placas de madeira teria funcionado.

publicidade

Esta é a primeira vez que tais objetos foram encontrados em tumba antiga, embora a prática de escrever caracteres em tiras de madeira ou bambu fosse comum na China antes da invenção do papel.

Descoberta

  • Os objetos foram descobertos em tumba bem preservada, datada de cerca de 2,2 mil anos, desenterrada no início deste ano no distrito de Wulong, na municipalidade de Chongqing (China);
  • Além das placas de madeira, mais de 600 artefatos culturais foram encontrados dentro da tumba, revelando que uma pessoa de alto status foi enterrada lá;
  • Os artefatos incluem objetos ornamentais de cerâmica, cobre, bronze, madeira, bambu e laca, como pratos e utensílios de cozinha, além de peças de música, como tubos musicais;
  • O líder do projeto afirmou que a tumba é a melhor tumba de câmara de madeira já encontrada no sudoeste da China.

Segundo o astrônomo Ed Krupp, diretor do Observatório Griffith em Los Angeles (EUA), os objetos de madeira encontrados na tumba de Wulong são incomuns, sendo a primeira e única inscrição desse tipo em objetos desse tipo.

publicidade

No entanto, não parece que as placas de madeira representem calendário funcional, mas, sim, um objeto para destacar um ano específico dentro do ciclo calendário de 60 anos.