A Apple está oficialmente proibida de vender dois smartwatchesem lojas nos Estados Unidos: o Watch Series 9 e o Watch Ultra 2. A proibição começa a valer a partir desta terça-feira, 26 de dezembro, após o governo americano se recusar a vetar o pedido do ITC (Comissão de Comércio Internacional).

O que aconteceu

  • O ITC emitiu a proibição após descobrir que a Apple violou a tecnologia de saturação de oxigênio no sangue patenteada por outra empresa chamada Masimo.
  • O órgão ordenou que a Apple parasse de vender quaisquer dispositivos importados com a tecnologia em questão.
  • A Apple ainda tentou bloquear a decisão, mas o ITC negou o pedido da Apple. Outra chance de intervenção era o veto direto do presidente Joe Biden, que também não aconteceu.

Segundo declaração da Representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, a decisão de “não reverter a determinação” veio após “consideração cuidadosa” (via CNBC).

publicidade

Leia mais:

Na última quinta-feira (21), a empresa já havia retirado ambos os dispositivos do seu site oficial. Após o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os modelos também sumiram das prateleiras das lojas.

publicidade
Apple Watch Series 9 bateria
(Imagem: Hadrian/ Shutterstock)

Quem será afetado pela proibição?

Vale destacar que a proibição afeta apenas as lojas da Apple nos EUA. Isso significa que o consumidor ainda pode comprar um Watch Series 9 ou Watch Ultra 2 em outros varejistas como Best Buy, Target, entre outros. A Apple também continuará vendendo o Watch SE normalmente, pois o modelo não vem com sensor de oxigênio no sangue.

No fim, ainda não está claro quais serão os próximos passos da empresa de Cupertino. Uma hipótese para contornar o problema é realizar alterações no software do sensor de oxigênio no sangue em ambos os relógios ou até desativar o sensor em dispositivos importados.

publicidade

Mas ambos os métodos podem não ser suficientes para o ITC. Por isso, um acordo com a empresa citada também pode estar nos planos da big tech.