Por que a hashtag do Threads não tem #?

Ao contrário do X/Twitter e Instagram, Meta aposta em tags únicas em publicações do Threads e sem o símbolo clássico “#”
Por Erika Herdy, editado por Layse Ventura 28/12/2023 19h20
Tela de entrada do Threads aberta num iPhone
(Imagem: sdx15/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Threads, enfim, ganhou a opção para incluir hashtags nos posts. Assim como no Instagram e no X (antigo Twitter), a nova rede social da Meta permite que os usuários selecionem um tópico para a publicação. Mas nem tudo é igual: diferente das demais plataformas, as tags não têm o clássico “#”. A seguir, descubra o motivo.

Leia mais:

threads-2
(Imagem: Imagem: Iryna Budanova / Shutterstock)

Antes, um pouco de contexto: as tags do Threads foram introduzidas por Adam Mosseri, chefe da rede social e do Instagram, em 7 de setembro de 2023. Na ocasião, o executivo anunciou o novo recurso e compartilhou suas particularidades. Entre elas, a limitação de um tópico por publicação.

As tags também permitem que sejam incluídas frases. Ou seja, em vez de escrever “#NovidadeDoThreads”, os usuários podem digitar “Novidade do Threads” que o sistema vai entender. Outra diferença em relação às demais redes sociais.

Outro detalhe chamou a atenção: a ausência do símbolo “#”. Em vez disso, ao criar uma tag, a publicação traz um link. Ao clicar na âncora, os usuários são direcionados à busca para encontrar posts similares, que tratem do mesmo assunto.

Pelo Threads, Mosseri explicou que a empresa está “tentando algo simples e um pouco novo”. Essa mudança aparece na tentativa ausência do símbolo, que oferece um texto sem muitas interrupções visuais. De sobra, a medida se mescla à limitação de ter somente uma tag por publicação para focar nas comunidades.

“A esperança é que este design concentre as tags mais nas comunidades e menos no hacking de engajamento, e faça isso ao mesmo tempo que mantém os tópicos simples e fáceis de usar”, afirmou ao anunciar o novo recurso.

Com informações de Adam Mosseri (Threads)

Erika Herdy
Colaboração para o Olhar Digital

Erika Herdy é jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de uma década de experiência no trabalho de jornalista e comunicadora. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.