A internet sem fio virou um dos principais meios de trabalho e comunicação entre as pessoas. Por esses e outros motivos, é muito importante mantê-la em bom funcionamento, mas existem diversas coisas que podem atrapalhar o desempenho dela. Pensando nisso, o Olhar Digital elaborou uma lista com 8 dicas para você melhorar o sinal do Wi-Fi.

Leia mais:

1 – Remova obstáculos que podem atrapalhar o sinal

Paredes, vigas espessas, espelhos, estruturas de malha, equipamentos que emitem ruídos, aquários, armação metálica, telefones sem fio e micro-ondas não podem ficar perto do roteador, pois eles prejudicam o sinal.

Todavia, é importante ressaltar, que em relação ao telefone sem fio, se o roteador for de 5 GHz, ele não sofre interferência do item.

publicidade

2 – Reposicione o roteador

Roteador
Reposicionar o roteador para o meio da casa pode ajudar a melhorar o sinal de internet. Imagem: united photo studio / Shutterstock

O ideal é que o roteador seja colocado no centro da casa, pois dessa forma o sinal é propagado de forma uniforme em todos os ambientes. Caso o aparelho não esteja nesse local, tente colocá-lo.

3 – Reinicie o roteador

Uma das principais tentativas para melhorar o sinal do Wi-Fi é reiniciar o roteador, pois isso pode limpar algum congestionamento ou algum outro erro que esteja acontecendo.

4 – Altere o nome da rede e senha

Se o sinal do seu Wi-Fi está ruim, um dos problemas pode ser que alguém esteja utilizando a sua internet. Para isso, trocar o nome da rede e senha pode ser a grande solução, já que vai retirar o acesso de quem está utilizando a sua conexão sem autorização.

5 – Veja o padrão de segurança

Existem três protocolos de segurança para as redes sem fio, são o WPA, WPA 2 e WEP. O mais atual é o WPA 2. Então, se possível, atualize, pois dessa maneira você dificulta o acesso de pessoas não autorizadas.

6 – Mude o canal do Wi-Fi

Se você estiver em um local onde todos estiverem utilizando o mesmo canal, pode ser que o sinal seja afetado. Sendo assim, trocar o canal pode melhorar o sinal.

7 – Troque o roteador ou instale um repetidor

Mão plugando um repetidor de sinal Wi-Fi na tomada.
Imagem: Sendo Serra/Shutterstock

Caso você tenha condições, investir em um roteador com novas tecnologias pode otimizar o sinal do Wi-Fi. No mercado, está cada vez mais popular a venda de aparelhos com a tecnologia mesh, que amplia a área de cobertura. Além disso, ainda há o fast roaming, um recurso que ajuda os dispositivos a se deslocarem e mesmo assim seguirem conectados com alta velocidade.

Não pode trocar o roteador? Não se preocupe, um repetidor ajuda a expandir o sinal, mesmo com pequenas perdas, mas vai melhorar o sinal do Wi-Fi.

8 – Atualize os seus aparelhos

Manter os notebooks e celulares atualizados é muito importante para o funcionamento deles. Então, sempre que você receber uma mensagem pedindo que seja feita a atualização dos itens, faça, pois ela garante um melhor desempenho para os aparelhos.