O roteador é um dispositivo eletrônico essencial para garantir uma boa amplitude da internet sem fio. Isso porque ele se conecta ao modem Wi-Fi da sua operadora e transmite pelo ar os sinais da banda larga para uma série de dispositivos, como smartphones, computadores, tablets, televisões, dispositivos smart e muito mais. Confira, a seguir, cinco opções de roteadores bons e baratos para comprar em 2023.

Leia mais:

publicidade

1. Mercusys MR70X

1 Mercusys MR70X
Reprodução: Mercusys

Este modelo da Mercusys suporta a inovadora tecnologia Wi-Fi 6, a qual promete diminuir o tempo de atraso no compartilhamento de dados e aprimorar a transferências de informações. Em outras palavras, o software do roteador reconhece o tipo de tarefa (como consumir streaming ou jogar games) que cada aparelho conectado desempenha e fornece a quantidade necessária de dados para cada um, sem prejudicar a experiência de navegação na internet.

Além disso, o periférico conta com quatro antenas para melhor distribuir o sinal dentro da casa e proporciona tecnologia Dual Band. Esta última divide a internet em duas bandas, sendo a primeira para a frequência de 5 GHz a uma velocidade de 1.201 Mb/s, enquanto a de 2,4 GHz suporta 574 MB/s. Um diferencial deste modelo é a possibilidade de programar horários específicos para o funcionamento, o que deve contribuir para a economia de energia no final do mês.

publicidade

2. TP-Link Archer C50 V3

2 TP-Link Archer C50 V3
Reprodução: TP-Link

O Archer C50 V3 apresenta design bastante minimalista na cor branca e tamanho reduzido, o que deve agradar o público menos exigente e que procura por periféricos mais discretos. Ele também apresenta quatro antenas multidirecionais e tecnologia Dual Band. Este último pode ser útil para quem deseja dividir a velocidade de internet de casa em duas bandas, sendo a principal (com 867 Mb/s na frequência de 5 GHz) para os donos da propriedade e a secundária (com 300 Mb/s via 2,4 GHz) para visitas.

Apesar da ausência de portas de conexão Gigabit, a fabricante recomenda o produto para consumir serviços de streaming na resolução HD, jogos online e até outras tarefas as quais demandem boa eficiência de banda larga. O hardware ainda apresenta outras funções interessantes, como um repetição de sinal para aumentar o alcance da internet e possibilidade de transformar uma rede cabeada numa sem fio.

publicidade

3. Tenda AC6

3 Tenda AC6
Reprodução: Amazon

O AC6 apresenta características bastante similares aos modelos citados anteriormente, contudo, detém um diferencial interessante em seu hardware: o processador promete manter o sinal da rede com baixas possibilidades de instabilidade. Além disso, das quatro antenas disponíveis, cujas tecnologias operam em multidireções, duas delas foram desenvolvidas para permitir que o sinal atravesse paredes e demais obstáculos com mais eficiência. Esta última característica pode ser um ponto decisivo para quem precisa de um roteador em uma casa com vários cômodos em um mesmo andar.

A fabricante também o recomenda para o consumo de conteúdos em serviços de streaming e para o uso do público gamer. No quesito desempenho, é possível usufruir de uma rede Dual Band com velocidade de 867 Mb/s na frequência 5 GHz, e um total de 300 Mb/s na de 2,4 GHz.

publicidade

4. Positivo Smart Mesh Fast Ethernet

4 Positivo Smart Mesh Fast Ethernet
Reprodução: Amazon

Este modelo da Positivo é uma aposta segura para quem procura preço razoável e boa performance. Isso porque a fabricante o desenvolveu para se conectar, simultaneamente, a até 64 eletrônicos dentro de uma área de cobertura total de 200 metros quadrados. Desta forma, o Smart Mesh Fast Ethernet pode ser uma boa opção para uma casa cheia de pessoas e com diferentes hábitos de conexão, sejam celulares e computadores, e diferentes rotinas de consumo, como streaming e jogos.

O modelo ainda promete uma tecnologia atrativa, a qual localiza e elimina os pontos de uma casa que possuem ausência de sinal. Outra vantagem para quem gosta de uma configuração mais versátil é a possibilidade de administrar os recursos do periférico via aplicativo no celular.

5. Intelbras RG1200

5 Intelbras RG1200
Reprodução: Amazon

Assim como os demais periféricos citados até aqui, este item também proporciona uma rede Dual Band, sendo uma velocidade de 867 Mb/s para a principal de 5 GHz e 300 Mb/s para a secundária na frequência de 2,4 Ghz. O design preto com cinza oferece quatro antenas rotacionáveis, o que deve ser útil para ajustar o sinal com maior precisão. Segundo a fabricante, a instalação e uso são bastante simplificados, e indicados para o consumo de serviços de streaming. Além disso, o painel de conexão promete quatro portas Gigabit, o que deve aprimorar a recepção e compartilhamento de dados cabeados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!